Desde o início da pandemia de Covid-19, o turismo náutico brasileiro vem lidando com uma procura fora do normal. A ideia de explorar as águas de regiões litorâneas com embarcações particulares passou a ser mais atrativa, devido ao condicionamento de isolamento social que eclodiu no início de 2020. De lá para cá, o turismo náutico segue no caminho de se fortalecer como uma tendência, e não é para menos, já que o Brasil é um país de grande destaque neste quesito.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Mesmo com mais de 8 mil quilômetros de litoral e margens fluviais para explorar, os brasileiros nunca demonstraram muito interesse nesse tipo de turismo, que só está ganhando atenção agora. Não se limitando somente às águas nacionais, a Europa também vem registrando um aumento considerável nas buscas por aluguel de barcos. Aqui, no Brasil, o número de embarcações reservadas para o próximo feriado de 7 de Setembro se equiparou aos registros do Ano-Novo, algo realmente inédito para o turismo náutico local.
Não é necessário ter nenhum tipo de licença ou habilitação para pilotar uma embarcação, então todos que estiverem dispostos podem encarar o desafio. Quem tiver receio ainda tem a possibilidade de pagar uma taxa adicional para garantir a presença de um marinheiro no passeio, o que pode ser mais seguro e ainda permite que todos foquem apenas nas belas paisagens e na diversão. Os pacotes variam de acordo com a empresa, então ainda é possível incluir alguns esportes aquáticos e outras coisas que podem deixar a experiência mais interessante.
O turismo náutico pode ser praticado em qualquer lugar que tenha praias, sendo mais popular nas regiões turísticas mais famosas do Brasil, como Fortaleza (CE), Recife (PE), Fernando de Noronha (PE), Ilhabela (SP), João Pessoa (PA), Morro de São Paulo (BA), Ilha Grande (RJ), Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), Natal (RN), Paraty (RJ) e Caraguatatuba (SP).
Outros municípios também estão na busca de se tornar referência no turismo náutico brasileiro. A cidade carioca de Niterói é uma delas, onde já existe um projeto realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha. Isso torna o local ainda mais atrativo para diferentes pessoas: quem quer ficar mais perto da natureza e quem deseja explorar esse mercado e está à procura de oportunidades para trabalhar no segmento. Pode ser um bom momento para procurar imóveis à venda em Niterói e aproveitar que o município ainda está dando seus primeiros passos neste quesito.