de Nova York*
Estima-se que até 2025 o número de celulares dobráveis atinja a marca de 75 milhões de aparelhos em todo o mundo, se continuar a crescer nesse ritmo – e deve aumentar. Os dados são da Samsung, que vem fortalecendo o nicho criado por ela, em 2019, e retroalimentando um público com apetite por inovações tecnológicas e novos jeitos de usar o celular, tanto no dia a dia quanto para o trabalho. “Nossa intenção é ser mainstream e colocar, cada vez mais, esse tipo de celular na mão das pessoas”, conta Mario Laffitte, vice-presidente de Relações Institucionais da Samsung, durante o Unpacked 2022, realizado em Nova York para apresentar os novos gadgets da label neste segundo semestre. Evento semelhante acontecerá no Brasil em 23 de agosto, quando serão anunciadas informações de pré-venda, valores e chegada dos produtos ao País.
A gigante sul-coreana aposta na tecnologia de telas maleáveis com os lançamentos do Galaxy Z Flip 4 e o Galaxy Z Fold 4, revelados nesta quarta-feira (10.08), que Bazaar acompanhou in loco. Outras novidades são os Galaxy Watch 5 e a versão Pro do relógio inteligente, além dos fones de ouvido Galaxy Buds 2 Pro. Durante o evento, a marca ainda anunciou sua entrada no Metaverso (espaço virtual que mordisca tempo e espaço) com a criação da SmartCity, desenvolvida pelo e para o público latino-americano em uma parceria com o jogo Fortnite. “A gente quer que nosso consumidor tenha acesso à nossa marca em qualquer lugar, a qualquer momento e de preferência via os nossos smartphones”, explica Arthur Wong, diretor de marketing da Samsung América Latina.
Na SmartCity haverá três grandes áreas, onde o jogador poderá viver uma experiência que ressalta a inovação dos produtos e também a identidade da marca. No jogo, você cai de paraquedas e precisa encontrar os itens “escondidos” (ou easter eggs) e, com isso, ganha poderes especiais baseados nas especificações dos aparelhos, como o Nightography ou os fones Galaxy Buds 5, quando o personagem ensaia uma dancinha. Cada gadget tem uma função diferente e a intenção desse jogo “pega-pega” é manter o celular com você o maior tempo da partida. A experiência multidigital foi pensada para ser “real, bold e sem limites” e desenvolvida para o público da hiperconectada Geração Z, que não vê barreiras entre o físico e digital (phigital). Mais detalhes serão conhecidos no lançamento oficial da campanha #DoWhatYouCant (Ousadia + determinação = inovação), em 18 de agosto, no Brasil.
Imersão
Até o fim do mês, Nova York ainda recebe a Unpacked Experience (60 10th Ave, Nova York), um espaço imersivo onde é possível fazer o hands-on dos novos aparelhos, entender ainda mais a funcionalidade de cada um dos cinco novos produtos, além de conferir uma réplica do set de “Yet to Come”, campanha que tem o BTS como garotos-propaganda e que tomará os telões da Times Square nesta quarta. O anúncio dos celulares para o mercado norte-americano aconteceu também nesta quarta, quando teve início a pré-venda, e chega nas lojas americanas no dia 26 de agosto.
Dobráveis
Renato Citrini, gerente sênior de produto da Samsung Brasil, explica que o novo modelo Galaxy Flip 4 teve uma melhora significativa nas câmeras e, apesar de os novos aparelhos não terem diminuído de tamanho, tiveram um ganho de tela com a redução das bordas e sensação de segurança com aparelho em uma só mão. Com funções aprimoradas no controle de voz, desbloqueio com impressão digital e reconhecimento facial, agora é possível fazer ligações com o celular fechado, além de novos widgets. As câmeras, agora, têm a função Nightography, com 65% mais luz, mesmas credenciais da linha S, top de linha da categoria, como o S22, S22+ e S22 Ultra. Os aparelhos estarão disponíveis nas cores preta, rosé, lilás (signature) e azul, além da edição Bespoke (customização) com cinco cores para combinação, que serão anunciadas no evento brasileiro.
O Galaxy Fold 4 está mais leve e fino, e quando você usa uma só mão para digitar, está mais confortável. O aparelho é um meio-termo àqueles que não querem aderir de vez aos tablets. “Seja para resolver questões bancárias ou responder ao WhatsApp, ver vídeo em uma tela maior e ter mais recursos, o foco é a produtividade”, explica Citrini. Com o celular dobrado em 90 graus, novas ferramentas foram desenvolvidas para aproveitar melhor a tela, como os streamings YouTube, Netflix e Disney+ e o Meet e Teams. Assim como um desktop, o modelo ganhou uma barra de tarefas, que permite a troca rápida de apps e melhora a navegação. Além da S Pen que acompanha o modelo, entre os acessórios exclusivos estão uma capa standing vendida à parte, que você consegue apoiar o celular.
Linha Weareble
Além dos smartphones, a Samsung apresentou os novos Galaxy Buds 2 Pro, os fones de ouvido com experiência cinematográfica (de alta resolução), cancelamento de ruído e áudio 360, com melhor ajuste e ventilação. E os relógios da linha Galaxy Watch 5. O modelo convencional tem dois tamanhos: 40mm e 45mm com tela de 1.2 e 1.4 polegadas, respectivamente. Disponível nas cores grafite, roxo e prata, o novo modelo tem leitura mais sensível de frequência e batimentos cardíacas, bioimpedância e monitoramento do sono, que fornece dados para um programa de coaching individual. O novo Galaxy Watch 5 Pro é produzido em uma case de titânio (preta ou cinza), sua bateria é mais potente e carregamento 30% mais rápido.
Outra novidade é a pulseira com fecho magnético e novos recursos outdoor, como treino de trilha, navegação passo a passo e trackback, que te ajuda a retornar exatamente pelo lugar onde passou para que você não se perca. Ambos são feitos com vidro de safira, mais resistentes contra quedas e riscos.
* O jornalista André Aloi viajou a NY a convite da Samsung