A busca pela comodidade e aconchego com objetos de decoração é cada vez maior para compor um ambiente que traga satisfação e bem-estar e vá muito além do visual estético. Novos conceitos de design surgem e destacam o que é funcional, sustentável, e que desperta diferentes sentidos. Aspectos acústicos, térmicos e lumínicos de determinado espaço podem influenciar no psicológico e estão atrelados à qualidade de vida e ao conforto ambiental – um grande aliado da arquitetura e decoração.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Sempre em busca de promover bem-estar por meio da casa, a Theodora Home se uniu a Caroline Ficker – arquiteta e especialista em conforto ambiental e eficiência energética pela USP – para criar uma linha de luminárias que tragam maior sensação de conforto aos ambientes, com técnicas que combinam os benefícios da iluminação natural com os da artificial. Sem deixar o visual de lado, o conceito da linha envolve sustentabilidade, conforto ambiental e eficiência energética, que tem como objetivo otimizar o aproveitamento das fontes de energia para reduzir custos e colaborar com o meio ambiente.
A inspiração das peças partiu da vontade de utilizar diferentes discos, que quando combinados, podem resultar não só em formas diferentes, mas principalmente em diversos efeitos de iluminação, como filtros, que somados mudam a percepção e intensidade da luz propagada. Segundo a arquiteta, a utilização de cores seguiu como uma decisão natural, já que o intuito é criar um ambiente aconchegante e lúdico. “Gosto da ideia de ter o usuário como colaborador, alguém que participa dos efeitos que a peça pode proporcionar e graduar luz e cor de acordo com o seu humor”, completa Caroline.
São 3 modelos nas cores ocre, rosa chá e azul cobalto, que podem compor diferentes ambientes. “A possibilidade de ter um objeto que vá além de sua função principal, que é iluminar, mas que traga também outras funcionalidades e benefícios como sustentabilidade, bem-estar e conforto, é o que sempre buscamos aqui na Theodora Home. A ideia é criarmos uma coleção, que ainda dará espaço à mesas, carrinhos e bandejas, todos no mesmo conceito”, diz Marcela Caio, fundadora do e-commerce.