Top

Dia Nacional da Pizza: veja opções para comemorar a data em família

Foto: divulgação

Reconhecida como um dos pratos mais democráticos e populares do mundo, a pizza é companheira de todos os momentos. Seja à noite, acompanhada de uma taça de vinho, ou pela manhã, ao lado de uma xícara de café para acordar, a verdade é que este prato é sempre bem-vindo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com diferentes sabores e e jeitos de fazer ao redor do mundo, a pizza é sempre uma boa pedida. Tanto é que, no Brasil, criou-se uma data especial só para ela, comemorada no dia 10 de julho. Pensando nisso, o site RG separou algumas opções do que fazer para celebrar a data de hoje em família.

Para deixar este domingo ainda mais saboroso, o restaurante 2Mundus, localizado no bairro do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, traz um cardápio especial com sabores refinados e inusitados, que encantam os olhos e o paladar. No estilo napolitano, original da Itália, todas as pizzas do restaurante são preparadas com massa de longa fermentação e contam com processo de controle da quantidade de fermento, temperatura e hidratação, resultando, após a maturação, em uma pizza de massa leve, de melhor digestão e com sabor especial, além de molho de tomate caseiro, elaborado artesanalmente na casa.

Na 2Mundos os sabores tradicionais como margherita e burrata ganham um toque de autenticidade, mas para quem busca novos sabores a pizza imigrantes e conta corrente também são boas pedidas.

Pizza del Capo – Foto: divulgação/Foglia Forneria

Já a Foglia Forneria, na Vila Nova Conceição, foi aberta em março com a proposta de ir além de uma pizzaria, ao servir também massas, paninis, risotos e outros clássicos da cozinha italiana. Nem por isso, as redondas deixam de ter lugar de destaque no cardápio, que inclui generosa variedade delas, razão pela qual a casa faz promoção especial de 8 a 10 de julho, para comemorar o Dia da Pizza.

Durante este fim de semana, a cada pizza pedida, clientes ganham duas polpettas, os apetitosos bolinhos de carne, uma das especialidades dos chefs Lorenzo e Franco Ravioli. A promoção vale para todos os sabores de pizzas do menu. Isso quer dizer, por exemplo, que em uma mesa de 4 pessoas, cada uma pedindo 4 pizzas individuais, ganhará as deliciosas polpettas em dose dupla, totalizando 8 delas para compartilhar.

No Locale Caffè a comemoração vem em forma de promoção, todos os clientes que pedirem qualquer pizza individual no salão, ganham um Negroni Clássico como cortesia.

A casa também aproveita a data para lançar dois novos sabores no menu, que além do salão, também estarão em vigor no delivery: Cacio & Pepe, fonduta de queijo pecorino e pimenta preta, sobre base de mozzarella, e Prosciutto, mozzarella de búfala, molho de tomate, presunto cru, rúcula e mel trufado.

Dia Nacional da Pizza – Foto: divulgação/Locale Caffè

Comandado pelos irmãos Gabriel e Nicholas Fullen, o Locale Caffè é um misto de bar e café italiano no Itaim. O projeto arquitetônico desenvolvido pela Andreoni Arquitetura apresenta tijolos aparentes ao lado de muito verde, num ambiente dividido em dois espaços: varanda onde funciona o café e salão interno, que abriga o bar.

Mas, para quem gosta de botar a mão na massa, o Eataly disponibilizou a receita de sua tradicional pizza napolitana, que pode ser combinada com diversos recheios e, claro, acompanhada de um bom vinho.

Pizza Napolitana di Eataly

Ingredientes:

– 500ml água

– 800g farinha

– 25g sal

– 0,5g a 1g fermento biológico

Modo de preparo:

– Em bowl misturar a água e o sal
– Dissolver o fermento na água com sal
– Mexer a mistura por 20 segundos
– Adicionar 400g de farinha e misturar bem até a farinha se dissolver
– Adicionar o restante da farinha e continuar misturando
– Untar a mesa com um pouco de farinha

– Quando a massa estiver homogênea e mais firme, retirar do bowl e continuar mexendo a massa na mesa
– Quando a massa não grudar mais, estiver firme e bem lisa voltar a massa para o bowl e deixá-la descansar por 20 minutos, coberta com um pano úmido
– Após 20 minutos, fazer pequenas bolinhas de 250g com a massa
– Descansar por mais 6 a 8h cobertas com um pano úmido
– Abri a massa na mesa untada com pouca farinha conforme ensinado em aula
– Adicionar o recheio a sua escolha

Mais de Lifestyle