O 500e da Fiat é um carro e tanto. Compacto, elétrico e sustentável, o pequeno dá a sensação de estar flutuando pelas ruas de São Paulo – nós o testamos pelas ruas da cidade e na estrada. Não deixa nada a desejar a outros modelos elétricos quando o assunto é potência e economia. Possui três modos de direção, o convencional, o que se faz tudo com apenas o pedal do acelerador (acelera e desacelera) e o econômico, para aqueles momentos em que você precisa fazer o carro render até chegar a um posto de carregamento elétrico.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Simples de dirigir, ele tem autonomia de 320 km e chega de 0 a 100 km/h em 9 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h. Leva quatro pessoas, mas há que se atentar que os bancos traseiros são mais indicados para crianças do que para adultos, sobretudo se a pessoa for grande. Já os bancos da frente oferecem conforto total, independentemente do tamanho do motorista e do carona.
A câmera de ré é um show à parte, assim como a tela do navegador, ampla e muito fácil de digitar as informações – a central multimídia de última geração com display digital de 10,25”, combinado ao cluster 100% digital de 7”, oferece informação de maneira renovada no 500e. O display de 7” em TFT oferece gráficos configuráveis, coloridos e com grande definição, permitindo uma ampla gama de configurações de personalização do cliente. O 500e tem bancos em couro ecológico – no modelo que dirigimos eram brancos, lindos -, teto solar e dispositivo que avisa quando é necessário frear quando nos aproximamos muito do carro da frente.
No porta-malas, que é pequeno como o compacto pede, é possível acomodar uma mala pequena e umas duas mochilas. Mas ele tem um dispositivo acoplado que enche o pneu em caso de ele furar, facilitando o transporte até uma borracharia. Tudo encaixadinho, assim como os cabos de alimentação do veículo, que pode ser carregado em uma tomada simples de 220 volts.
Na estrada, o carro responde bem às aceleradas e proporciona boa ultrapassagem, dando tranquilidade à pilotagem. Os faróis são potentes e o sistema de som bastante satisfatório. O 500e é imediatamente identificado pelo grupo óptico com faróis e milhas redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito espelho infinito e luzes de direção no para-choque.
Estacionar é simples, até pelo tamanho, e a câmera ajuda muito na hora de fazer a baliza. Se você está de olho em um modelo elétrico, que seja compacto, e seu uso seja baseado na cidade, o 500e é o carro certo. Pode apostar. O preço sugerido para os principais estados é de R$ 255.990, mas o valor pode mudar em algumas regiões, como SP, por conta do ICMS.