Top

Cozinha da Mantiqueira realiza o Festival do Pinhão 2022

Filé de truta grelhado com crosta de pinhão acompanhado de purê de banana – Foto: Élio Cucina

De 15 de abril a 29 de maio, Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal recebem o Festival do Pinhão 2022, evento capitaneado pela Cozinha da Mantiqueira e referência no preparo e aproveitamento da semente.

 SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com cerca de 20 restaurantes e bares, o Festival apresenta cardápios criteriosamente elaborados com pinhão, e ainda proporciona ao turista uma experiência gastronômica rica nos sabores da Mantiqueira. “O pinhão é o símbolo da chegada do outono com suas cores deslumbrantes e o início do frio na região. Nesse período é comum ver a população celebrando a chegada da semente em frente aos fogões a lenha, lareiras e até nas tradicionais sapecadas”, explica Anderson Oliveira, presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira.

O pinhão hoje é fonte de renda para a população que empreende com a venda direta para turistas, restaurantes e artesãos. A semente para nós é o retrato de uma gastronomia moderna e sustentável, que valoriza a sazonalidade dos alimentos e ainda privilegia o que é da região.

Elaborado para atender todos os gostos e bolsos, a edição deste ano do Festival do Pinhão conta com um simpático esquilo de pelúcia como mascote, que estará disponível nos estabelecimentos, tanto para compra como também como brinde.

Veja a lista completa de restaurantes no site.

Mais de Lifestyle