Vivemos em tempos em que os videogames já deixaram de ser somente um hobby, e hoje já são o ganha pão de muita gente. Qualquer uma que estiver disposta a trabalhar duro e unir o útil ao agradável tem grandes chances de construir sua própria carreira nisso, seja como uma pro player de algum jogo específico, streamer, youtuber ou outro tipo de influenciadora digital. As plataformas de produção de conteúdo facilitaram muito nossas vidas nesse quesito, então é preciso saber explorá-las do jeito certo.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A chamada “profissão gamer” ainda é algo novo no mercado, e oferece oportunidades para qualquer um que tenha paixão suficiente pelo assunto. Em tese, basta gostar de jogar e ter vontade de produzir conteúdo para começar, mas as possibilidades vão além, e também podem incluir carreiras mais tradicionais, que envolvam uma formação de ensino superior ou especialização. Hoje, já existem mais de 300 empresas dedicadas a games no Brasil, com oportunidades diversas, que vão desde criação de jogos até jornalismo dedicado à indústria.
Um dos direcionamentos que estão mais em alta são os pro players, ou jogadores profissionais. Com salários que variam de R$ 3 mil a R$ 20 mil, ser um pro player é como ser um atleta no mundo dos games, onde os melhores jogadores de um jogo específico são contratados por equipes, recebem patrocínio e fazem seu nome em competições promovidas pela própria empresa que produziu o game. As maiores carreiras da indústria de jogos estão aqui, mas exigem muita disciplina e força de vontade, com uma rotina que geralmente envolve mais de dez horas de jogatina de um único jogo por dia.
A área da produção de conteúdo também é bastante rentável, mas também exige esforço e paciência até que finalmente um público grande e fiel seja conquistado. A vantagem é poder ser seu próprio chefe, o que permite trabalhar nos horários que preferir e fazer as coisas do seu jeito, mas para alcançar o sucesso nas principais plataformas de vídeo e streaming, é necessário manter uma boa frequência de produção. Todos os influenciadores de sucesso produzem conteúdo ininterruptamente, com postagens e streamings diários, então é preciso estar disposto a se dedicar da mesma forma.
Já para quem faz faculdade ou já é formado o que não faltam são empresas contratando diversos profissionais para esse segmento, então não deixe de ficar atento às vagas que aparecem nas redes sociais e em outras plataformas, para não deixar nenhuma oportunidade passar.