Top

Entenda o que são chakras e como eles influenciam o nosso equilíbrio

Foto: divulgação

Quantas vezes você já se sentiu desanimado, irritado ou até sensível sem motivos aparentes? Com a vida corrida, muitas vezes nos sentimos assim e não procuramos saber porque isso está acontecendo ou imaginamos que logo vai passar. No entanto, essas sensações podem estar ligadas diretamente aos nossos chakras, que são centros energéticos espalhados em todo o nosso corpo.  Para começar 2022 com o pé direito, a professora de yoga vinyasa, Bruna Paludetti, explica quais são os chakras, como eles influenciam em nossos sentimentos, e como manter eles alinhados.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

No Yoga, por exemplo, são trabalhados os 7 principais centros energéticos que começam na base da coluna e vão até o topo da cabeça. “Eles servem para absorver a energia vital, fazendo com que ela seja distribuída pelo corpo, mente e espírito, para posteriormente, liberá-la para o exterior. Podendo se manifestar em aspectos mentais, físicos ou emocionais,” explica Bruna.

Cada chakra é correspondente a uma área da nossa vida, por isso, quando há um desequilíbrio em um dos pontos, podemos ter determinadas sensações, como:  instabilidades emocionais, ansiedade, entre outros,  que nos afetam diretamente em nossas atividades rotineiras. Nenhum chakra é correspondente a um sentimento ou comportamento, mas fazem com que tenhamos eles.

“Manter sua energia boa e equilibrada, independente do que está acontecendo ao seu redor é um sinal de que você está no caminho certo e seus chakras alinhados”, alerta a professora.

Segundo Bruna, podemos dar nomes ou enumerar esses chakras da seguinte forma:

Primeiro Chakra (básico)

Localizado na base da coluna, ele está na região do períneo. Responsável pelo nosso aterramento e  a sensação de estarmos presentes em algum lugar, ele traz centralidade e a concretização das coisas materiais que almejamos como, o comportamento de lutar pelo o que queremos.

Segundo Chakra ou Svadhisthana (sexualidade)

Localizado abaixo do umbigo, é responsável pela nossa sexualidade e também pela nossa criatividade tanto para atividades cotidianas, quanto para coisas de trabalho.

Terceiro Chakra ou Manipura (fogo)

Localizado na região do umbigo, esse chakra está associado ao aquecimento do nosso corpo e existem algumas maneiras de acioná-lo através de posturas que te proporcionam um calor durante o processo de execução. Também é responsável pelo nosso emocional, ele nos ajuda a aguentar determinadas situações da vida, já em desequilíbrio ou bloqueio, trazem problemas problemas nos sistemas digestivo como, dores no estômago.

Quarto Chakra ou Anahata (ar)

Localizado no nível do coração, esse chakras é governado pelo amor incondicional ao próximo e a ações que realizamos no dia a dia.

Quinto Chakra ou Visuddha (éter)

Localizado na garganta, ele é associado à comunicação, maneira de se expressar e a criatividade, só se pode perceber a manifestação desse chakra por meio de vibrações, por isso, sua associação é pela audição que vai além do estado físico da matéria. Caso haja um desequilíbrio ou bloqueio, os problemas de garganta, tireóide, nódulos e etc podem surgir. Pessoas com esse chakras bloqueado também costumam ser muito encurtadas de quadril, pois são muito fechadas emocionalmente.

Sexto Chakra ou Ajna (luz)

Localizado no centro da cabeça, atrás da testa, ele também é chamado de terceiro olho ao se referir ao olho da percepção, que permite enxergar além da realidade que vemos, está relacionado a nossa intuição, como se fosse um sexto sentido. Meditar, realizar exercícios respiratórios e fazer tudo o que acalma  a sua mente é bom para você conseguir perceber as sutilezas, pois ele é um dos chakras que mais estamos deixando de lado nesse momento.

Sétimo Chakra ou Sahasrara (coronário)

Localizado no topo da cabeça, ele representa a manifestação de todos os chakras quando está em equilíbrio. O sahasrara possui uma relação de conexão com o que acreditamos espiritualmente, por isso quando está em desequilíbrio o sétimo chakra, pode ser associado a doenças mentais.

No entanto, assim como o desalinhamento, o alinhamento do chakras leva algum tempo e atitudes simples e cotidianas podem ajudar, são elas, a prática de atividades físicas, exercícios respiratórios e a meditação, e o yoga, por trabalhar todos esses pontos, é uma ótima opção.  Essas pequenas ações serão grandes aliadas para manter uma vida equilibrada e saudável.

Mais de Lifestyle