Top

Estilo que perdura no tempo: veja dicas de decoração atemporal

Foto: Divulgação/iStock

Decorar um ambiente vai muito além de seguir as tendências do momento. O principal propósito é conceber um cantinho que, além de representar um pouco do que você é, seja também acolhedor e aconchegante. Por isso, investir em uma decoração atemporal é a melhor aposta para quem não quer correr o risco de enjoar com o tempo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

É possível criar composições visualmente agradáveis e de extremo bom gosto aderindo ao que é simples e neutro, até porque muitas vezes menos é mais. A atemporalidade na decoração não significa que os modismos não possam ser incorporados – na verdade, esse estilo permite que as tendências estejam presentes em itens que possam ser substituídos.

Já pensou desembolsar um dinheirão em uma mesa supercolorida e divertida e seis meses depois querer trocar por outra? O descarte desenfreado não é positivo para o próprio bolso nem para o meio ambiente. Por isso, devemos repensar investimento e consumo de itens de má qualidade. Quadros, cortinas, tapetes, almofadas e demais objetos decorativos, por outro lado, podem ser facilmente doados, substituídos e reutilizados por outra pessoa.

Cuidados na hora de pensar em uma decoração duradoura

Na hora de adquirir novos móveis, dê preferência para os que são mais robustos, possuem linhas retas e são feitos com material de qualidade. Apesar de serem um pouco mais caros, é preciso avaliar o custo-benefício; afinal, modelos do tipo têm uma durabilidade maior, são versáteis e permitem redecorar o ambiente apenas com a movimentação da mobília.

Além dos móveis, outro fator importante para a decoração atemporal está nas bases, ou seja, os pisos e as paredes. Cores neutras como creme, cinza claro e branco são uma boa aposta, tanto para o piso, seja ele vinílico, madeira ou porcelanato, quanto também para as paredes, pois harmonizam muito bem com móveis ou elementos em madeira ou na coloração preto, marrom e caramelo.

Ter esses tons como base possibilita abusar nos detalhes. Se você quiser instalar uma prateleira colorida, por exemplo, a única necessidade será uma furadeira, já que a composição do ambiente poderá ser facilmente adaptada, porque móveis, pisos e paredes neutros formam uma base receptiva.

A versatilidade do atemporal está em proporcionar um conforto visual que perdura no tempo, sem pecar pelo exagero. Dessa maneira, é possível renovar o ar dos ambientes sempre que necessário e atender aos mais variados gostos de decoração, sejam eles rústicos, urban jungle, industrial, vintage, entre tantos outros.

Se interessou pela decoração atemporal? Então crie uma base neutra para os cômodos da casa, com móveis de qualidade, e deixe a sua personalidade transparecer, a partir de elementos substituíveis, mas que contribuem com o aconchego do lar.

Mais de Lifestyle