Top

Ultramaratona Ouro Biker reúne ciclistas e turistas em Minas Gerais

A subida da Pedra Itaguaçu é o trecho mais desafiador da prova, mas recompensador: uma vista cinematográfica de mais de 30 municípios vizinhos da região Sul de Minas Gerais – Foto: Isaac Miranda

Apaixonados pelo pedal têm encontro marcado nos dias 10, 11 e 12 de dezembro em Ouro Fino, no Sul de Minas Gerais. No cenário paradisíaco de montanhas e vales, acontece a “Ultramaratona Ouro Biker – Pelas Montanhas do Brasil”. A terceira edição irá reunir 1200 atletas profissionais e amadores, mais de 20 mil pessoas e já é considerada a maior ultramaratona de mountain bike do País.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Turistas e visitantes devem passar pelos três dias do festival para conferir as provas e as atrações culturais ao ar livre, em palcos e tendas. Uma oportunidade de retorno aos eventos e reencontro com amigos depois de tanto tempo distantes por causa da pandemia de Covid-19.

Além das competições esportivas, a Ouro Biker apresenta atrações gastronômicas, como um festival de food trucks, mais de 50 tendas de patrocinadores, fisioterapia e serviços de saúde, expositores de diferentes segmentos. Assim como shows e uma palestra com um dos principais nomes do mountain bike brasileiro, o atleta José Ilson Pereira Junior, Ilsinho, que vai contar a sua história depois do acidente que o deixou tetraplégico.

Atualmente, ele participa de provas de corrida. No sábado, dia 11, ocorre a Ouro Kids para crianças de 5 a 12 anos. A competição para os pequenos acontece num circuito especial e premia com troféu os 5 primeiros colocados de cada faixa etária. A inscrição no evento é a doação de 1kg de alimento não-perecível, que será revertida para as instituições que cuidam de crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social na cidade de Ouro Fino e região.

A terceira edição da Ouro Biker vai reunir 1200 atletas e mais de 20 mil turistas e visitantes – Foto: Isaac Miranda

Para os adultos, a prova de mountain bike ocorre no domingo (12.12) e terá três modalidades: a Turismo percorrerá 32 km, a Sport, 61 e a Pro, 80 km.  Trilhas com muita adrenalina e aventura, que iniciam e finalizam do centro de Ouro Fino, trechos de asfalto, mas também estradas de terra irregulares, poeira, pedras, obstáculos naturais, escaladas e descidas alucinantes. O ponto alto da prova é a subida da Pedra Itaguaçu, parte mais desafiadora por ter 17% de inclinação e altimetria elevada.

Antes das provas, um kit especial para cada atleta com squeeze, boné, camiseta de ciclismo e brindes oferecidos pelos patrocinadores. Durante o percurso, pontos de hidratação com água, bebidas isotônicas e carboidratos garantem o bem-estar dos ciclistas. A infraestrutura da Ouro Biker contempla ainda, equipe de atendimento aos atletas, com fisioterapeutas, serviços de primeiros socorros e 3 ambulâncias com UTIs.

No ano passado, a competição reuniu homens e mulheres dos 13 aos 62 anos de idade e pessoas com deficiência. Os cinco melhores colocados entre as categorias feminino e masculino ganham troféu, medalhas e 20 mil real distribuídos entre eles.  O evento aposta ainda em ações de responsabilidade social, com arrecadação de alimentos, e compra de mudas nativas para serem reflorestadas na área rural do município. Prova de que, mais do que um esporte, mountain bike é um estilo de vida.

Mais de Lifestyle