Degustar uma boa taça de vinho é quase um ritual, seja para enófilos ou apreciadores ocasionais da bebida. Esse hábito ganhou ainda mais força durante a pandemia quando bares e restaurantes tiveram que fechar suas portas.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Segundo levantamento da Ideal Consulting, o consumo médio de vinho no país teve um crescimento na casa de 20% no ano passado, um salto de 2,7 litros por pessoa.
Com mais tempo em casa, o investimento em adegas nas residências foi algo que começou a ganhar espaço para os amantes de vinho. Joca Ururahy, sócio- fundador da House of Wine, dá algumas dicas para quem busca criar algo especialmente dedicado para o trato com a bebida.
1- Como escolher uma boa adega?
Dividiria as adegas em três modelos:
– Caves subterrâneas, que não necessitam de controle de temperatura, cujas paredes mantém estado médio entre 15 até 20 graus. Muito comum em regiões serranas e no sul.
– Caves com controle de temperatura interior, uma espécie de geladeira, que contam com controle do calor e da umidade interna para não danificar os rótulos.
– Cave eletrônica, que contam com um mecanismo para baixar a temperatura do ambiente, sem a necessidade de um compressor. No entanto, o custo para reparo dessas acaba sendo praticamente o valor de uma adega nova.
2- Qual o melhor ambiente para se montar uma adega?
Não acredito que exista um melhor, existem diversos modelos de adegas que se encaixam em qualquer lugar. Na verdade, o ambiente é que vai determinar como será a adega.
3- Qual a temperatura perfeita para manter os vinhos dentro da adega?
Vinhos brancos entre 12ºC e 15ºC e tintos entre 15ºC e 18ºC. A grande preocupação para ter uma adega com qualidade é que, além do controle da temperatura, é importante que tenha um verificação da umidade interna. Caso ela seja alta, ela pode acarretar problemas no rótulo, a rolha, permitindo entrar mais oxigênio, estragando o vinho.
4- Quais acessórios são indispensáveis para se ter na adega?
Hoje em dia acho muito importante acessórios de controle de temperatura e que tenham eficiência energética. Os vinhos vão desde o poder aquisitivo do dono da adega a seus gostos, como saca-rolhas, diferentes tipos de taças etc.
5- Como armazenar os vinhos dentro da adega?
Preferencialmente deitados e sem contato com a luz.