O influenciador digital e empresário Romeriton Paulo é um nome fortemente conhecido quando o assunto é atacado de moda. Ele é considerado um dos maiores atacadistas de moda do Brasil a partir de números em que sua marca apresenta.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Mesmo em meio a pandemia de Covid-19, que afetou fortemente o comercial por conta das medidas necessárias de distanciamento social, Paulo seguiu em frente e obteve ótimos resultados com sua companhia.
Pensando neste recorte, demos espaço para que o empresário e influenciador paraibano dê cinco dicas infalíveis a nossos leitores que querem começar um empreendimento do zero. Veja abaixo!
1 – Se pergunte se você está apto para atuar nessa área
Antes de abrir qualquer negócio você precisa ter certeza que tem aptidão e amor pela área em que quer atuar, ser experiente, ter interesse ou uma mínima noção do ramo é imprescindível para garantir uma boa administração, caso contrário, precisará largar tudo na mão de terceiros e ter certeza de que não irão te passar a perna. Então, caso queira abrir um negócio é interessante começar por um curso rápido e bem específico sobre a área que deseja.
2 – Conheça seus concorrentes e seus clientes
Estudar profundamente quem são seus concorrentes, como eles agem, onde eles agem e as principais estratégias de marketing deles são essenciais justamente para você não fazer o mesmo, se eles fazem do jeito “X”, faça exatamente o oposto. Descubra os pontos fortes e fracos da concorrência e conseguirá se destacar. Dentro desse estudo, você também conhecerá facilmente o seu público-alvo e entenderá como agradá-los, traga os seus clientes para o mais próximo possível, faça com que sejam seus amigos, nada cativa mais do que a simpatia e proximidade. Fidelize-os.
3 – Saiba os riscos
Todo empreendedor iniciante tem que conhecer todos os riscos envolvidos no empreendedorismo e estar disposto a mergulhar nisso com tudo, eu juntei o dinheiro das roupas que vendia na faculdade pra abrir a minha primeira loja e hoje sou um dos maiores atacadistas do Brasil, poderia ter ido a falência ou poderia nem ter aberto se tivesse deixado o medo me impedir. Existem riscos, mas com dedicação total, você os anula.
4 – Tenha tempo
Nem cogite ter dois empregos, fazer bicos em paralelo, se acredita no seu negócio seja 100% fiel a ele. Não existe nenhum negócio que dê certo se o dono não estiver 100% entregue.
5 – Esteja preparado para ser um faz-tudo
Você será dono, social mídia, captador de clientes, operacional, caixa, vendedor… Se não souber e não fizer um pouco de tudo, nada irá funcionar com total dedicação, nenhum funcionário terá tanto amor e entrega ao seu empreendimento como você.
6 – Aceite os altos e baixos
A montanha-russa de vendas existe, em um mês seu faturamento pode ser altíssimo e no próximo pode ser negativo, tenha um caixa reserva, faça suas garantias e não se emocione achando que já venceu no primeiro mês de saldo alto e muito menos desanime nos meses negativos. Todo início é assim, aceite!