Lifestyle

Festival aposta em economia criativa e sustentabilidade

Share

Foto: Divulgação

De 25 a 27 de maio, a Associação Objeto Brasil e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, via Proac Lab Expresso – Lei Aldir Blanc, fazem o Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A partir dos pilares de sustentabilidade, da inclusão social e da diversidade, o festival tem como o objetivo principal promover a economia criativa e as manifestações artísticas, como instrumentos de fomento à geração de cultura, de forma a sensibilizar, apoiar e capacitar novos talentos e negócios sustentáveis.

Inspirado pelo Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável 2021, oficializado pela 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o evento aproveita o momento para reascender o poder da economia criativa no Brasil, por meio do crescimento econômico sustentável e inclusivo, a cooperação e networking entre os governos e o setor privado, além de proporcionar um ambiente de oportunidades e empoderamento por todos os direitos humanos (etnias, mulheres, população negra, povos indígenas, pessoas com deficiência e LGBTQIA+).

A presença da criatividade na sociedade contemporânea se dá de forma transversal. Como vetor de crescimento, está na origem de inúmeros outros conceitos. Da economia criativa de John Howkins a Richard Florida, extrapola o âmbito artístico para se instalar como agente ativo na solução de problemas complexos e vetor de desenvolvimento. A economia, incluindo a criativa, só pode existir se apoiada no tripé conceitual da sustentabilidade que, além da perspectiva econômica, contempla também a ambiental e a social.

Para democratizar o acesso à cultura e contribuir para a geração de empregos e oportunidades aos profissionais e agentes culturais, o evento é gratuito, veiculado digitalmente em plataformas de streaming. A divulgação espontânea do conteúdo audiovisual será inclusiva e diversa por meio dos canais de comunicação digitais: website do festival e aplicativos de redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube e Spotify.

Em relação às boas práticas de inclusão, serão utilizadas diferentes ferramentas para acessibilidade comunicacional: audiodescrição para compreensão de narrativas por parte de pessoas cegas e com deficiências visuais ou intelectuais, tradução em Libras e closed caption, legendas, para pessoas com deficiência auditiva.

Durante os três dias, a programação incluirá várias ativações sobre design, artesanato, sustentabilidade, inclusão e diversidade, tais como uma palestra sobre “Economia Criativa e Inclusão Social”, o espetáculo teatral “22, Semana de Arte Moderna”, uma rodada de conversa sobre “A Criatividade como Agente de Transformação Cultural, Econômica e Social”, cinco apresentações musicais com os artistas Caliandra, DJ Ramilson, Yzalú, Neusa Romana e Ayrton Salvanini, uma oficina de Teatro Acessível e outra com o tema “Construindo um Negócio Criativo”, além dos talks “Dimensões Criativas: Acessibilidade e Diversidade”, “Mulheres Criativas”, “Design Universal” e “Economia Circular”.

Em paralelo, o festival lança a Plataforma de Exposição e E-commerce, com foco na promoção do artesanato, ferramenta para divulgar os produtores e empreendedores criativos, uma iniciativa de curadoria e apoio a marcas e produtos do artesanato brasileiro, bem como um incentivo à geração e crescimento de negócios. Por meio da plataforma, localizada no website do festival, vitrines e catálogos virtuais estarão disponíveis com objetos contemporâneos, criações independentes, presentes culturais, arte brasileira, popular e indígena, além de design autoral. A partir do interesse, o visitante será direcionado aos canais das empresas, especialmente selecionadas por compartilharem os mesmos conceitos e valores do Festival.

Participam os criativos Arte Tribal Brasil, Feira na Rosenbaum, Museu A Casa do Objeto Brasileiro, *Marco 500 e a designer Nara Ota. A exposição virtual ocorrerá durante os três dias de ações do festival e continuará disponível por mais um mês após o evento.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024