Top

Estilos de decoração para repaginar a cozinha

Foto: Divulgação

Quando falamos em reforma, muitos se esquecem de que a definição do projeto decorativo e qual estilo o ambiente vai seguir é também um passo muito importante.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Mapear as referências que você mais gosta é muito importante para decidir qual escolha estética mais te agrada. Esse é um passo muito importante, porque, além de ser o ambiente em que você vai passar grande parte do seu tempo, ele também precisa transmitir a sua personalidade.

Com um pouco de planejamento e adaptação, é possível construir um ambiente funcional e bonito para o seu dia a dia. Facilitando para quem está fazendo uma reforma ou apenas buscando uma forma de repaginar um ambiente mudando a decoração, selecionamos cinco estilos para você ter como referência para montar o seu cômodo.

5 estilos de decoração para inovar na sua cozinha

Industrial 

O industrial ressalta materiais que fazem alegorias a fábricas como tijolos e canos expostos. A iluminação fica por conta de lâmpadas com filamentos aparentes. No mobiliário, elementos como ferro envelhecido e madeira rústica aparecem nas mesas e cadeiras. Nas paredes, tintas com efeito de cimento queimado ou concreto dão o toque final. Para a decoração, aposte em itens geométricos de cobre ou ferro.

Retrô 

Esse estilo é marcado pelo uso de objetos modernos que remetem ao passado. Essa é a principal diferença do estilo vintage, que realmente usa utensílios fabricados em outros períodos. A cozinha pode ser totalmente decorada com peças inspiradas nos anos 60, 70 e 80, ou fazer algumas referências pontuais se achar que o ambiente pode ficar muito carregado ou caricato.

Os itens que você pode apostar sem erro são papéis de parede com estampas grandes e coloridas e eletrodomésticos em tonalidades vibrantes (vermelho, amarelo e laranja) com bordas arredondadas.

Minimalista

Na cozinha, a principal característica são as cores neutras e a ausência de itens decorativos, pois esse estilo é baseado em elementos que trazem funcionalidade e praticidade para o ambiente. A expressão “menos é mais” resume bem esse estilo, que prioriza dar espaço no ambiente apenas para o que é necessário na rotina dos moradores.

Contemporâneo 

As características dessa decoração são móveis em linhas retas e sofisticas e uma paleta de cores neutras ou em tons pastéis. Madeira, vidro e metal são elementos que se destacam nesse estilo; por isso, se você tem um cão ou um gato, a tigela de alimentação de inox pode se misturar muito bem no ambiente.

Esse tipo de decoração permite que a pessoa brinque com cores mais fortes em objetos pontuais, como quadros, louças, ou em poucos eletrodomésticos, como uma torradeira. A estampa pode entrar nesse jogo também com padronagens mais sutis, como a geométrica.

Rústico 

Se você busca trazer a atmosfera bucólica para a sua casa, esse é o estilo ideal para você. As escolhas para esse tipo de conceito envolvem materiais mais naturais como pedras, madeira, cerâmica, palha, vime e linho. A paleta de cores pode variar entre tons de terra e tons mais acobreados. Para a decoração, invista em plantas e flores secas, que também podem aparecer em forma de estampa nas louças.

O desgaste nos objetos também é algo muito valorizado, como pátina em objetos de madeira e metais que parecem oxidados.

Mais de Lifestyle