Top

Conheça 4 estradas cênicas pelo Brasil

Estrada da Graciosa, no Paraná – Foto: Divulgação

O Brasil oferece roteiros imperdíveis para quem gosta de meter o pé na estrada e apreciar a vista mesmo atrás do volante. Há uma variedade enorme de paisagens naturais, com praias, florestas e cidades históricas espalhadas pelos mais de oito milhões de quilômetros quadrados deste país de dimensões continentais. Dos passeios mais contemplativos, cercados de natureza calma, aos mais aventureiros, em estradas de terra, há opções para todos os gostos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Neste momento em que as pessoas estão começando a retomar os planos de viagem com segurança, percorrer esses destinos de carro é a melhor opção. Hoje, comprar um veículo ficou mais fácil, seja em uma concessionária ou até mesmo em um leilão de carros. Além disso, o aluguel de veículos também pode ser uma opção pontual para viajar. Pensando nisso e na retomada do turismo de forma segura, mostramos a seguir quatro roteiros que valem a pena conhecer de carro e que trazem toda a beleza das estradas cênicas de norte a sul do país!

Circuito das Águas Paulista, SP 

A rota turística do circuito das águas está localizada no estado de São Paulo, a 130 km da capital. Ao todo, nove municípios oferecem diversas opções de lazer, como cachoeiras, tratamento com águas termais, fontes de água mineral, entre outros. Além de belas paisagens naturais, com vales cobertos de vegetação nativa, essas cidades contam com estrutura hoteleira moderna e pronta para receber um grande número de turistas.

Rota Romântica, RS

A rota romântica é uma das mais tradicionais do Brasil, apresentando uma bela vista da serra gaúcha e paisagens que ficam ainda mais especiais no outono, quando o caminho é ladeado por plátanos e as folhas começam a cair. As 14 cidadezinhas que compõem a rota têm fortes raízes germânicas, resultado da colonização de imigrantes alemães, e é possível perceber um pouco dessa herança na arquitetura das casas e nos festejos de rua.

Estrada da Graciosa, PR

Dizem que a estrada da Graciosa, no Paraná, é uma das mais bonitas do Brasil. Seus 40 km de extensão contam com uma vista privilegiada da Mata Atlântica, ainda conservada no trecho que liga a capital do estado, Curitiba, à região litorânea. No caminho, não deixe de parar nas cidades turísticas de Morretes e Antonina, onde é possível encontrar recantos com cachoeiras e experimentar o famoso barreado.

Transpantaneira, MT

Se você curte uma viagem um pouco mais aventureira, vale a pena percorrer a Rodovia MT-060, mais conhecida como Transpantaneira. No caminho, você vai encontrar alguns companheiros, como jacarés, capivaras, garças, araras, tucanos, entre outros animais que povoam o Pantanal. Saindo da cidade de Poconé, são mais de 140 km de terra batida e paisagens impressionantes até Porto Jofre, divisa com Mato Grosso do Sul.

Mais de Lifestyle