Lifestyle

Paula Lima: “O amor é combustível, nosso tempo é agora”

Share

Foto: Salvador Cordaro

Essa semana não foi nada fácil para nenhum de nós. A pandemia não nos dá trégua e, infelizmente, não vemos qualquer seriedade do Governo Federal para que esse quadro mude para nós brasileiros. Foi instaurada a CPI para investigar as ações do governo na pandemia e apurar o que todos nós sabemos, desde o início.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A nossa angústia essa semana teve nome: Paulo Gustavo e todas as vítimas que estão dentro de um número avassalador e que se foram desde o início dessa tragédia. Mais de 400 mil vidas perdidas. Este ano, quando se iniciou a vacinação contra a Covid-19, até esse mês de maio, tivemos quase o mesmo número de mortes do ano passado inteiro. Ou seja, o quadro é muito mais grave. Mas a irresponsabilidade, a ignorância e o negacionismo continuam a nos prejudicar de forma brutal. Sim, estamos sem ar.

A partida do genial ator, humorista, diretor e grande humanista nos trouxe um vazio ainda maior. É como se tivéssemos perdido um familiar, um grande amigo. Eu não o conheci, mas por meio de seus personagens, histórias, filmes e relatos de amigos que o amavam imensamente e que estão nos fazendo conhecer ainda mais essa grande pessoa, o nosso amor, admiração e respeito crescem ainda mais. Ele era amor e combustível para muitos.

Ator, diretor e humorista Paulo Gustavo morreu aos 42 anos e foi mais uma vítima da Covid-19 – Foto: Divulgação

Paulo também deu voz e luz de uma maneira singular à comunidade LGBTQIAP+ e a todos que tem algum sentimento e empatia pela vida. Falava sobre a família, os filhos e o marido do jeito que é, do jeito que deve e tem que ser. O seu ativismo, consciência e generosidade fizeram história.

O adeus a Paulo e a nossa perda para essa doença a qual já existe a vacina, deixa um gosto muito amargo. Deixa um gosto e um alerta de um possível projeto de morte e um questionamento do por quê estamos perdendo quem amamos, de forma tão covarde. A revolta, o inconformismo e a indignação tomam conta.  Urgentemente lutemos bravamente pela vacina e contra a incompetência. E que estejamos muito, mas muito atentos em relação ao futuro desse Brasil tão legal, de gente bacana, competente, da terra redonda, de gente mais justa e mais humana. Muito obrigada, Paulo Gustavo, cuidaremos do seu legado grandioso. 

Falando sobre absurdos, a atriz Maria Flor (@mariaflor31) criou um quadro desses “power”, em que com muita consciência e representatividade, ela nos deixa um pouco mais leves por dizer o que é preciso. Assistam ao “Flor Pistola”, de 4 de maio, em que ela fala do nosso ministro da Economia – aquele que tem pavor da maioria dos brasileiros comuns. Não quer que a gente viva até os 100 anos, não quer que o pobre vá à Disney e nem que o filho de porteiro vá para a faculdade. É, meus amigos… 

Ah, e vocês sabiam que, para o presidente do Brasil, o cabelo black power tem piolho e barata? Para ele, então, negro é sujo. As reflexões deixo com vocês. 

Comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, foi alvo de ação policial que terminou com o assassinato de mais de 25 moradores – Foto: Divulgação

Gostaria de registrar aqui também o meu repúdio em relação às ações policiais que ocorrem em toda a periferia e nas comunidades do Brasil. Que a lei seja igual para todos, esse é o grande e justo movimento. Quero deixar todo o meu respeito à essa população que perde seus entes inocentes queridos todos os dias pela violência da segurança pública. Todos os dias. Lembrando que, no Brasil, um jovem negro morre a cada 23 minutos. Preto e pobre é alvo por aqui. Minha atenção especial neste momento à Comunidade do Jacarezinho. Eu sinto muito! Precisamos de investimento em educação. E depois educação novamente! Moradia, saneamento básico, saúde. Precisamos de líderes que lutem pela vida do seu povo. Essa é a chave da mudança. 

A chave da mudança também é discutir os nossos problemas para que sejam combatidos. Assistam “O negro no futebol brasileiro” (dois episódios na HBO), com várias chaves importantes sobre preto, pobre e discriminação. Acredito que estejam cientes que os primeiros clubes de futebol não aceitavam atletas negros, não? Aplaudo aqui o trio da Copa de 1962. Infelizmente, eu não era nascida, mas quem viu Pelé, Garrincha e Didi não se esquece. Nunca se viu algo assim. 

Só pra gente celebrar os gênios, entender mais a história, as conquistas e alimentar a alma,  hoje quero indicar no Instagram e no Twitter a coluna excepcional de Thiago Amparo (@thiamparo), na Folha de São Paulo, a incrível Bela Reis (@belareis) e a sempre fenomenal Zelia Duncan (@zeliaduncan). 

Ativista, advogado e colunista da Folha de S.Paulo - Foto: Reprodução/Instagram
Zelia Duncan - Foto: Reprodução/Instagram
Jornalista Bela Reis - Foto: Reprodução/Instagram

Indico também o filme que me surpreendeu: “Billie Holiday Vs United States”, sobre a carreira da diva extraordinária, ativista e intrigante do seu auge até a sua morte sofrendo a perseguição do FBI desde que entoou pela primeira vez em “Strange Fruit”. Andra Day está perfeita no papel de Billie e concorreu ao Oscar. Indico também o especial: “Sounds of Metal” com o excelente Riz Ahmed. O filme conta a história de um baterista de heavy metal que perde a audição. Sensível!

E não deixem de ouvir o meu programa de rádio, nesta volta dos inéditos! O Chocolate Quente, meu programa de música negra apaixonante, vai ao ar todas às terças-feiras, às 20h e aos domingos, às 19h pela Rádio Eldorado FM. Esse programa me dá prazer e é um dos meus combustíveis também.

Venho realimentando a alma com arte (sim, ela salva), poesia, aguardando a tão desejada vacina, e principalmente com muito amor. O amor é o maior combustível de todos. Olhando para o lado alegre da semana, me encantei com o Gil do Vigor, do Big Brother Brasil 21 – e não posso deixar de citá-lo aqui! Ele é uma alegria, não? Ser quem se é, é sempre libertador.

E mais uma vez, quero registrar que ler e ouvir sobre Paulo Gustavo também nos faz acreditar mais no amor. Como ele dizia, “o amor é ação”, então façamos! E é muito importante que tenhamos essa lucidez e fé. O amor nos traz mais esperança, motivação, felicidade e é ele o responsável por muitas alegrias da vida adulta. A gente não pode desistir. Cuide, viva e se declare para o seu amor e amores. Nosso tempo é agora!

 

Paula Lima é cantora, compositora e apresentadora. Atualmente, está à frente do “Chocolate Quente” na Rádio Eldorado. Também é uma das diretoras Na União Brasileira de Compositores (UBC).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site RG.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024