Lifestyle

Academia dá dicas de atividade para quem já teve Covid-19

Share

Rodrigo Sangion – Foto: Reprodução/instagram/@rodrigosangion

Uma das grandes e boas novidades da academia Les Cinq Gym (SP), nesse retorno às atividades, permitido pelas autoridades governamentais e sanitárias do estado, é um protocolo especial de treinos para pessoas que tiveram Covid-19. O programa foi elaborado pela equipe técnica da academia, com consultoria de Henry Dina, médico-assistente do Hospital Israelita Albert Einstein e da Clínica David Uip, de São Paulo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O objetivo é recuperar, gradativamente, aqueles que, mesmo liberados para a prática de exercícios físicos, ainda apresentam sequelas da doença. Por exemplo: confusão mental, dor muscular, dormência ou formigamento em alguma parte do corpo, falta de ar, insônia e tontura (ainda que seja apenas quando se levanta).

Segundo Guilherme Moscardi, coordenador técnico da Les Cinq Gym, os treinos são individualizados e específicos para cada quadro apresentado.  “Ao retornar à academia, o aluno preenche um formulário em que responde se teve Covid-19. Se a resposta for positiva, ele deve assinalar quais sequelas a doença deixou. A partir desses dados, será elaborado o treino, que leva em conta as restrições e recomendações relacionadas às sequelas apresentadas”, diz Moscardi. Para que o atendimento seja o melhor possível, o médico Dina, consultor do programa, estará em permanente contato com a equipe técnica da Les Cinq Gym, via telemedicina, discutindo cada um dos casos. Abaixo, alguns pontos que servirão de base para a elaboração dos treinos.

Confusão mental

O que não fazer: exercícios físicos ou modalidades que exijam grande estabilidade ou deslocamento. Por exemplo, lutas em geral, aulas de dança, circuitos de treinamento e avanço (exercício para pernas e glúteos, muito comum na musculação).

O que pode ser feito: musculação (com algumas exceções de exercícios, como o mencionado acima) e atividades cardiorrespiratórias moderadas. É permitido fazer aulas de bike indoor e andar na esteira, desde que as mãos estejam apoiadas.

Dor muscular, dormência ou formigamento  

O que não fazer: musculação com cargas elevadas, visando o aumento da massa muscular ou qualquer outra atividade física de alta intensidade, como lutas, ou que pedem saltos.

O que pode ser feito: musculação com cargas baixas ou moderadas, alongamento, atividades cardiorrespiratórias sem sobrecarga (inclusive aulas de bike indoor, desde que não haja muita resistência nos pedais) ou que desafiam a mobilidade como circuitos de treinamento (também com cargas leves ou moderadas).

Falta de ar

O que não fazer: atividades físicas que elevam a frequência cardíaca acima de 70% da capacidade máxima de esforço. É proibido, por exemplo, qualquer treino pautado no treinamento intervalado de alta intensidade, conhecido como HIIT.

O que pode ser feito: atividades físicas moderadas (que não elevem a frequência cardíaca acima de 70% da capacidade máxima de esforço).

Insônia

O que não fazer: atividades físicas intensas e de longa duração (mais de uma hora de corrida, por exemplo), principalmente se executadas próximo ao sono (menos de duas horas antes de dormir).

O que pode ser feito: exercícios físicos que ajudam a relaxar, como ioga ou mesmo corrida de baixa intensidade, por cerca de meia hora, por exemplo.

Tontura de um modo geral ou ao se levantar 

O que não fazer: qualquer atividade ou exercício físico deitado ou no solo. Na musculação ou fora dela, como ioga e abdominais. Também não é recomendado exercícios que exijam deslocamento, como corrida ou bike convencional.

O que pode ser feito: atividades ou exercícios físicos na posição vertical (em pé) ou sentados, que não sejam de alta intensidade ou em deslocamento. Exemplo: bike indoor.

O programa especial de treinamento pós Covid-19 deve durar o tempo necessário de recuperação do aluno. A volta aos treinos normais, praticados antes da doença, só será consentida após liberação do médico dele. “Investimos bastante em segurança durante a pandemia e também queremos proporcionar a melhor solução para aqueles que tiveram a infelicidade de contrair a doença e que ainda sofrem com sequelas”, diz Rodrigo Sangion, CEO da Les Cinq Gym, idealizador do programa especial pós-Covid-19. “Como também sou profissional de educação física, com capacidade para atender pessoas com necessidades especiais, pedi para a minha equipe técnica pensar em um treino diferenciado, que pudesse beneficiar esse novo público. Afinal, nesse momento principalmente, o que mais importa é garantir uma melhor qualidade de vida para todos os alunos”.

De fato, atividade física bem orientada é a melhor resposta para um organismo ainda assombrado pelo fantasma da Covid-19. No que diz respeito ao formigamento, por exemplo, protocolos médicos sugerem exercícios físicos em primeiro lugar, mais boa hidratação e suplementação à base de complexos vitamínicos, nessa ordem, como estratégia para reverter o quadro. É preciso, no entanto, que os exercícios físicos sejam compatíveis a cada caso, para que sejam apenas benéficos, não produzindo efeito contrário. É necessário também que os professores observem a resposta dos alunos ao treinamento proposto.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024