Top

Frio e vinho: sommelier ensina a harmonizar a bebida com diferentes molhos para massas

Foto: Divulgação

Não é novidade que o clima frio é perfeito para tomar um vinho e comer uma massa fresca e saborosa. Harmonizar vinho e massas é uma prática que deixa a experiência ainda mais especial.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Encontrar a opção certa para cada ocasião pode parecer complicado, mas existem algumas regras básicas de harmonização que facilitam a tarefa de escolher o vinho que será perfeito para o estilo de massa que você deseja consumir.

O sommelier Leandro X indica o vinho perfeito para molhos diversos, como ao sugo, à bolonhesa, branco e quatro queijos. Acompanhe!

Molho ao sugo

A dica de vinho, de acordo com Leandro, é um Chianti tradicional ou um Primitivo equilibrado e macio. Seu aroma é frutado, remetendo à cereja, com toques florais de violeta.

“A acidez do tomate pode ser equilibrada com um tinto de médio corpo, mas que tenha uma acidez marcante para criar uma ligação com o prato. Como o tomate é uma fruta, a melhor escolha será vinhos com aromas frutados, maximizando os sabores dessa interação”, explica.

Molho à bolonhesa

“Como a carne confere suculência e um pouco de gordura ao prato, um tinto mais concentrado é a melhor pedida: aromas marcantes, além de uma textura um pouco mais áspera, ou seja, que tenham mais taninos, ajudam a limpar o paladar”, afirma.

Seguindo essa descrição, tente adquirir um vinho da casta Cabernet Sauvignon, ou arriscar sem medo em um Malbec ou Carménère. “Com essas alternativas, não tem como errar na escolha.”

Molho branco

Os molhos brancos apresentam textura cremosa e com teor de gordura considerável, pedindo uma bebida que seja capaz de equilibrá-lo.

“Neste caso, são pratos que combinam perfeitamente com vinhos brancos, especialmente os da casta Chardonnay – ainda mais os que evoluem em barricas de carvalho. Se preferir um tinto, opte pelo Pinot Noir, pois os taninos são macios e têm boa persistência”, acrescenta.

Molho quatro queijos

Esse molho, feito com queijos diversos que deixam o paladar denso e cheio de sabor, combina com vinhos encorpados, segundo o sommelier.

“Nesse caso, o vinho ideal também deve apresentar acidez viva e sabor intenso. Escolha um Syrah, com seus aromas que remetem às especiarias ou até mesmo um Riesling com notas de petróleo e acidez que fazem toda a diferença”, finaliza.

Mais de Lifestyle