Top

Consuelo Cornelsen apresenta a instalação “Mutações19”

Foto: Ito Cornelsen

“Imaginei induzir a mutação do vírus [Covid-19] à esperança, otimismo, alegria, cor e luz se eternizando neste gesto provisório, e útil.” Com a gentileza e leveza dessas palavras, Consuelo Cornelsen, que assina Mutações19”, define sua instalação na Oslo Design, em Curitiba, para a qual 5.530 furos em uma chapa de ACM (da sigla em inglês Aluminium Composite Material – formada por duas chapas de alumínio e uma de polietileno de baixa intensidade) foram necessárias. Nela, a artista acoplou 2.800 tubos de ensaio, sendo 1.300 vidros com 15 cm e 1.500 vidros com 20 cm.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Recém-instalada, “Mutações19” se traduz no “entusiasmo em romper as partículas de tristeza, solidão e agonia, provocadas pela pandemia”, conta Consuelo.

Foto: Ito Cornelsen

Os tubos foram adquiridos em fabricantes de vidros de laboratórios e, posteriormente, os maiores, com 20 cm, foram preenchidos com as cores primárias azul, vermelho, verde e amarelo e os menores com laranja, rosa e lilás. “Queria mais escuro nos vidros menores e mais claro nos maiores para dar uma certa profundidade”, explica a artista.

Para imprimir ainda mais “movimento” à obra, Consuelo também criou uma altura intermediária na disposição dos tubos com a ajuda de fita isolante. Depois de 10 dias de trabalho, o resultado é uma

grande explosão de cores produzidas pela mistura de água e corantes, represados, acoplados e suspensos no teto por tirantes, que insere os visitantes em um mergulho inverso, de baixo para cima, em um universo lúdico, colorido e vivo.

Foto: Ito Cornelsen

“A criação é instantânea! Quando se pensa em um projeto ele vem pronto na imaginação e só depois você parte para a parte técnica, pesquisas de materiais e entende o que se adequa melhor na tua proposta”, explica Consuelo ao mencionar a solicitação em desenvolver algo novo para a marca de design. “Como a proprietária da Oslo queria dar uma cara nova à loja e eu tinha a incumbência de fazê-la, propus a ideia por entender necessária neste momento de tanta tristeza e solidão, a criação de algo que trouxesse um astral mais positivo. E ela topou”, comemora a artista.

Oslo Design – “Mutações19”

R. Pará, 875, Água Verde, Curitiba (PR).
Horário: de segunda à sexta-feira das 10h às 12h30 e 13h30 às 19h e aos sábados, das 11h às 14h.
Fecha aos domingos e feriados.
Para agendar visitas: (41) 3329-5151 ou por e-mail: contato@oslodesign.com.br.

Mais de Lifestyle