Top

Saiba como aplicar a estética colorida e alegre da decoração Boho

Decoração Boho – Foto: Divulgação

Com influência do nome do bairro Soho, nasceu o Boho, abreviação para “boêmios de Soho”. O estilo é composto por cores vibrantes e diferenciadas, e mostra o dinamismo e as diversas possibilidades de como estruturar seu ambiente. Dentre as opções é possível encontrar tom sobre tom, cores complementares ou combinações aleatórias. Além disso, as estampas diferenciadas também fazem composição do local. Para saber como aplicar essa estética de forma balanceada, sem sobrecarregar sua casa, a arquiteta Stephanie Toloi separou algumas dicas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Cores

O primeiro passo para incluir esse estilo na decoração é a pessoa ser ousada. Pessoas mais tradicionais talvez não se identifiquem com esse estilo. “Também é interessante a pessoa ter muitos objetos com memória, algumas coisas antigas que trazem lembranças”, pontua Stephanie. “Acredito que o Boho contempla bastante a personalidade da pessoa que mora na casa.”. Por isso, objetos que remetem a alguma ideia do passado e que tenham algum sentimento para quem mora na casa podem se tornar itens de decoração.

Estampas

A casa Boho representa um conjunto de memórias da pessoa que mora ali. “São usadas muitas cores contrastantes e fortes”, conta a arquiteta. “O uso das estampas não é feito de forma tradicional, como em outros estilos de decoração”, explica. O Boho tem uma presença muito forte, até mesmo em papel de parede com cores marcantes e chamativas. “Tecidos no mobiliário, no sofá, nas almofadas, tapetes que tem algum padrão diferente, não necessariamente um tapete liso”, diz Stephanie. “Você não precisa seguir um estilo específico para  móveis, podendo mesclar os estilos.”

Contraindicações

Em um estilo de decoração como esse, é muito fácil a pessoa “errar a mão” porque como é um estilo muito livre, com muita mistura de cores e diferentes tipos de móveis você corre o risco de tentar combinar algo que, na verdade, não fica muito agradável. “Existem até referências ao Boho que têm um mobiliário mais criativo, só que utilizando cores mais neutras”, diz. “Uma ótima saída são estampas mais sóbrias, mantendo a ideia, mas deixando de uma forma mais suave para não errar a quantidade de informação no cômodo”, finaliza Stephanie.

Mais de Lifestyle