Top

Estúdio Bijari representa o Brasil em evento do BID 

Cena do vídeo inédito “Cura”, criado pelo Estúdio Bijari para o evento do BID – Foto: Divulgação

Os artistas do Estúdio Bijari estão entre os cinco escolhidos da América Latina e Caribe pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para criar uma performance que refletisse sobre a o poder da arte em transformar as condições sociais e urbanas locais nos contextos pós-pandêmicos. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A proposta faz parte do evento digital gratuito Healing a Broken World, que acontece entre os dias 22 e 23 de abril, no contexto do Dia Mundial da Criatividade e Inovação e que reunirá renomados líderes culturais, artistas, economistas, planejadores urbanos, arquitetos e tecnólogos da região para abordar as questões de recuperação econômica e crescimento na era pós-pandemia.

O grupo apresenta neste encontro o vídeo inédito “Cura” ao lado de obras de artistas do México, Equador, Trinidad e Tobago e Chile. Veja aqui a programação completa.

Trata-se de uma performance, com aspecto cinematográfico, que mostra o processo de transformação. É uma encenação de um ritual de cura com estes personagens distópicos em um futuro pós-pandêmico que encontram um carro e começam a transformá-lo.

“‘Cura’ retrata a depredação – e subsequente transformação de um carro em um jardim urbano – como um processo de cura, um ritual de expurgo, de passagem. Na encenação os performers fazem alusão à personagens da cultura regional brasileira, como o marginal, o caboclo, Obaluaiê que tensionam o imaginário urbano de onde emergem e contra o qual empreendem essa transformação purificadora”, comenta Mauricio Brandão, sócio e artista do Bijari.

O evento será realizado em inglês e espanhol com tradução simultânea. Para inscrições gratuitas e mais informações sobre o evento, acesse https://healingabrokenworld.iadb.org/es.

Mais de Lifestyle