Lifestyle

Para aliviar a ansiedade, controle da respiração pode ser uma boa alternativa

Share

Foto: Divulgação

Não é incomum ouvir de familiares, colegas de trabalho e amigos relatos de exaustão mental, cansaço e fadiga. Neste cenário de incertezas e pouco ou nenhum controle sobre a realidade, a ansiedade pode se manifestar de diversas maneiras: agitação, dificuldade para dormir, pensamentos repetitivos, pouca concentração e taquicardia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Segundo pesquisadores da Universidade de Stanford (Estados Unidos) descobriram em seus estudos de 2017, um grupo de neurônios é o que regula o equilíbrio entre a respiração e a atividade cerebral relacionada à calma e ao estresse. Portanto, a respiração pode, sim, ser usada para tranquilizar o organismo.

A respiração é um movimento involuntário e também é voluntário, ou seja, temos a capacidade de controlá-la quando nos concentramos nesta função. É importante parar pelo menos duas vezes ao dia e observar a maneira que você está respirando, e, se estiver se sentindo alterado, parar por alguns minutos e tentar voltar a um estado confortável.

Preste atenção em como o ar entra e sai do seu organismo e separe alguns minutos do seu dia para avaliar como anda sua respiração.

Como os outros mecanismos do nosso organismo, a respiração também é influenciada pelas nossas emoções. Quando estamos cansados e quando estamos nos divertindo, por exemplo, temos padrões de respiração diferentes. Sendo assim, é possível usar o padrão respiratório para atingir um estado de tranquilidade.

Para quem apresenta sintomas de ansiedade, é possível amenizar essas sensações com técnicas de respiração simples, que podem ser feitas em qualquer lugar.

Técnicas de respiração para aliviar a ansiedade

Técnica I

Tampe a narina esquerda com o dedo indicador e inspire pela narina direita lentamente, contando até cinco. Depois, tampe a narina direita e inspire com a esquerda. Repita o processo por pelo menos três vezes.

Técnica II 

No chão ou em uma cadeira, sente-se em posição ereta. De forma lenta, puxe o ar pelo nariz. Faça um “biquinho” na hora de soltar o ar pela boca (esse movimento diminui o atrito do dente e da língua, fazendo com que a respiração seja mais harmônica). Repita esses passos pelo menos dez vezes.

Técnica III 

Deite ou sente-se com as costas eretas e coloque as mãos sobre a barriga. Respire devagar contando até cinco e segure a respiração por quatro segundos. Exale lentamente contando até sete. Pratique este exercício pelo menos dez vezes por dia.

Se os sintomas persistirem ou progredirem para casos mais graves, é necessário buscar ajuda profissional.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024