Top

Passeio de bicicleta pela Itália: veja 8 cidades para este programa

Foto: RTEMagic

Andar de bicicleta não só é a melhor forma de se locomover na cidade, mas também de curtir a cidade como turista: que tal sentir a brisa nos cabelos e a sensação de liberdade? Não tem comparação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Além disso, de bicicleta, você pode cobrir longas distâncias rapidamente com pouco esforço, é barato e você não precisa se preocupar com estacionamento.

Se você sonha em andar de bicicleta pela Europa, escolhemos aqui oito cidades cheia de arte que são perfeitas para explorar sobre duas rodas, quando for possível viajar para a Europa após a pandemia da Covid-19 estar controlada.

Veja abaixo fotos e pequenos resumos das cidades.

FERRARA

Foto: RTEMagic

Ferrara, a cidade da família Este, possui um centro histórico incrível que é patrimônio mundial da Unesco, rico em praças e edifícios renascentistas – o Castelo dos Este, a Câmara Municipal, o Palácio do Diamante, a Catedral – e que sempre teve um caráter amigável para bicicletas: a primeira ciclovia foi concluída em 1908. Um terço de seus habitantes circula de bicicleta e há muitos eventos e roteiros para ciclistas em qualquer lugar da região. Se quiser pedalar em meio à natureza, basta ir um pouco ao sul de Ferrara no Parque Delta do Pó: há muitos itinerários fáceis entre a terra e a água, onde você pode desfrutar de um verdadeiro safari de bicicleta entre cormorões, veados e cavalos selvagens.

MÂNTUA

Foto: RTEMagic

A bicicleta é perfeita para visitar o centro de Mântua, a joia da família Gonzaga: você pode se deslocar facilmente ao Palácio Ducal, ao Palazzo Te, à Piazza delle Erbe e à Basílica. Explorar os arredores da cidade em duas rodas também é conveniente e repleto de itinerários interessantes: as margens dos lagos, Bosco Fontana e Bosco della Carpaneta, a Reserva Natural do Rio Mincio, o Parque Arqueológico Forcello e a Ciclovia da Unesco de Mântua a Sabbioneta, que é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO junto com Mântua e a Ciclovia Mincio, do centro de Mântua a Peschiera, no Lago de Garda (43,5 km de extensão).

LUCCA

Foto: RTEMagic

O centro histórico de Lucca é uma enorme área para ciclistas e pedestres e longe de carros. A bicicleta é a melhor forma de visitar a Piazza dell’Anfiteatro, o Palácio Ducal, a Torre do Relógio, a Piazza San Michele e a Catedral e, principalmente, fazer um passeio completo pelas antigas muralhas da cidade: o percurso das muralhas tem cerca de 4,5 km de comprimento com vários pontos onde você pode alugar uma bicicleta. A rota oferece muitas pistas convenientes para acessar o centro da cidade. De bicicleta, você também pode chegar às vilas e igrejas nos arredores, como Villa Oliva e Villa Grabau.

VICENZA

Foto: RTEMagic

Andando de bicicleta, você pode facilmente visitar o centro da cidade de Vicenza – da Basílica Palladiana ao Palazzo del Capitanio, do Teatro Olímpico à Catedral – e os maravilhosos edifícios renascentistas que deram à cidade o título de patrimônio mundial da UNESCO: o Palladian Villas, obra-prima do arquiteto Palladio. Ao longo de rotas no sopé das Colinas Berici, existem ciclovias como a Ciclovia Riviera Berica (36 km), uma antiga linha ferroviária em que você deixa Vicenza flanqueando Villa La Rotonda por Palladio até Noventa Vicentina, onde a Villa Barbarigo -Loredan-Rezzonico é uma parada obrigatória, ou pode seguir ao longo da Ciclovia Bacchiglione Ceresone (31 km) que liga Vicenza a Pádua.

PARMA

Foto: RTEMagic

Uma pequena cidade amiga do ciclismo e nomeada a capital italiana da cultura em 2020, Parma é perfeita para ser explorada sobre duas rodas. Paradas imperdíveis são o Palácio Ducal e o Parque Ducal, o complexo de museus do Palazzo della Pilotta e o coração da cidade, a Piazza Duomo com a Catedral e o Batistério. Uma excursão fácil e tranquila de bicicleta saindo de Parma é o Castelo Torrechiara, do final do período medieval, que consiste em um caminho plano de 36 km de extensão. Ao longo do caminho, o povoado de Vigatto, com a Igreja de São Pedro e a Villa Meli Lupi, também merece uma visita. Um passeio interessante é a volta pelas terras de Giuseppe Verdi por ciclovias nos bairros de Soragna, San Secondo, Roccabianca, Zibello e Busseto, onde nasceu o famoso compositor Giuseppe Verdi.

PESARO E A “BICIPOLITANA”

Foto: RTEMagic

A mobilidade eco sustentável é uma característica especial de Pesaro que criou um projeto ímpar: a Bicipolitana, uma rede de ciclovias divididas em diferentes linhas organizadas como uma rede de metrô. A linha azul liga o Porto a Fosso Sejore, a linha verde Baia Flaminia a Borgo Santa Maria ao longo do rio Foglia, a linha amarela o centro da cidade a Pantano, num total de doze linhas com novas em construção. A linha 1, em vez disso, cruza o coração do centro histórico, passando pela Piazza del Popolo, a casa de nascimento do conhecido compositor Gioacchino Rossini e o Parque Miralfiore.

CICLOVIA SPOLETO-NORCIA-ASSISI

Foto: RTEMagic

Na Umbria, você pode fazer uma viagem incrível em duas rodas ao longo da ciclovia entre Spoleto, Norcia e Assis, conhecendo as principais belezas históricas e artísticas da região. Em sua maioria plana, esta rota se desenrola em um cenário pitoresco pontilhado de colinas suaves, geralmente ao longo de canais. O trecho de Spoleto a Assis tem cerca de 50 km ao qual se acrescenta o itinerário de 50 km da antiga linha ferroviária Spoleto – Norcia, com declives suaves e uma trilha acidentada. Paradas impressionantes ao longo da ciclovia incluem Trevi, presente na associação das mais belas aldeias da Itália, Bevagna, uma cidade velha com uma adorável praça medieval e o Castelo Pissignano.

TRENTO E ROVERETO

Foto: RTEMagic

Trento possui um centro histórico milenar que pode ser facilmente visitado de bicicleta: partindo da Piazza Duomo com a Catedral e os edifícios com afrescos, o Palazzo Pretorio e a Torre Cívica, passando então ao Castelo Buonconsiglio e o MUSE (museu de ciências). A bela ciclovia Vallagarina segue para o sul ladeando as margens do rio Adige e chega a Rovereto (30 km), com seu centro com atmosfera veneziana, sede do imperdível MART (museu de arte contemporânea e moderna). A ciclovia continua para o sul por mais 20 quilômetros, entre vinhedos e vistas panorâmicas, até Avio, onde fica o Castelo de Sabbionara; em alternativa, em Rovereto pode percorrer a ciclovia Adige-Garda, desde a bonita aldeia de Mori até Torbole, de onde pedala ao longo do lago até Riva del Garda.

Mais de Lifestyle