Lifestyle

Arquitetura: Sesc 24 de Maio apresenta programação online

Share

Foto: Karin Yuri

Sesc 24 de Maio apresenta uma programação online de bate-papos, cursos e oficinas atreladas à exposição “Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira”. As atividades são gratuitas e acontecem por meio das redes sociais da unidade (Youtube, Facebook e Instagram).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Entre os destaques da programação, estão cursos virtuais de Mediação Cultural e Patrimonial e Arquitetura, Arte e Educação: Expografia para educadores. No ciclo de debates, as mediadoras convidadas são Marcella Arruda, artista transdisciplinar, arquiteta e urbanista que atualmente é diretora de projetos do instituto A Cidade Precisa de Você e Marina Frúgoli, curadora e arquiteta urbanista que, entre outros projetos, elaborou exposições e catálogos para o Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Tokyo Teien Metropolitan Museum, Sítio Roberto Burle Marx, Intermuseus e OMA Galeria.

Visando a diminuição do risco de contágio e propagação da Covid-19, conforme as orientações do Governo do Estado de São Paulo sobre a mudança para fase vermelha do Plano São Paulo, as unidades do Sesc suspenderam temporariamente as visitas presenciais a todas as exposições.

Veja programação

Oficinas virtuais para família – com Matias Monteiro, artista e professor doutor em Artes pela Universidade de Brasília (UnB)

Formas e Volumes

Na arquitetura trabalha-se com formas tridimensionais, ou seja, com o espaço. Os arquitetos estão sempre tentando pensar em novas edificações ou ambientes que não sejam só práticos, mas visualmente interessantes. Em abril, é a vez de experimentar criar formas e volumes com toda família neste vídeo tutorial do artista e professor Matias Monteiro.

Disponível a partir de 11.4, domingo, às 10h. No Youtube e Facebook do Sesc 24 de Maio.

Cursos virtuais com inscrições prévias – com Matias Monteiro e Vanessa Lima

Mediação cultural e patrimonial

Partindo-se da experiência de mediação patrimonial realizada na unidade Sesc 24 de Maio, o curso propõe-se a levantar alguns elementos e questões relevantes à noção de mediação cultural e patrimonial. Este curso será ministrado pelo professor doutor em Artes, Matias Monteiro.

14.04 a 05.05 – quartas e sextas – 10h às 12h. Plataforma Teams. Classificação: 18 anos. Gratuito.

Inscrições prévias em inscricoes.sescsp.org.br a partir da semana anterior ao curso

Arquitetura, Arte e Educação: Expografia para educadores

Encontros que visam introduzir elementos básicos da concepção, planejamento e implementação de projetos de exposição e contextualizar esses conteúdos em relação a práticas educativas em museus e centros culturais, bem como em sala de aula. Este curso será ministrado pelo professor doutor em Artes, Matias Monteiro.

13.05 a 27.05 – terças e quintas – 19h às 21h. Plataforma Teams. Classificação: 18 anos. Gratuito.

Inscrições prévias em inscricoes.sescsp.org.br a partir da semana anterior ao curso

Sobre os educadores dos cursos virtuais

Vanessa Lima é educadora e historiadora. Desenvolve projetos na área de mediação cultural em diferentes museus e instituições culturais e investiga processos de (des)construção da(s) memória(s). Atualmente, desenvolve em coautoria o livro Caminhando a paulista: manual do pequeno historiador da cidade .

Matias Monteiro é Doutor em Arte pela Universidade de Brasília. Atua como artista, curador, professor e na concepção e coordenação de programas educativos em museus e centros culturais.

Bate-papos ao vivo – Ciclo de Debates com Coletivos de Arquitetura brasileiros

Como parte da programação educativa da Exposição Infinito Vão, o Ciclo de Debates, com encontros virtuais no formato de transmissões ao vivo, acontecem uma vez por mês, até junho de 2021, com os temas: Brincar, Regeneração, Identidade, Patrimônio Vivo, Práxis e Incorporação. Cada encontro conta com a presença de duas ou dois convidadas/os que atuam em coletivos de arquitetura, ou como agentes culturais que dialogam e constituem territórios em diferentes cidades ao redor do país, majoritariamente nas periferias, ou em centros urbanos junto a grupos sociais.

Ocupar | Patrimônio Vivo

Neste bate-papo, o público online é convidado a dialogar com representantes de Coletivos no campo da educação sobre o apropriar e criar valor: a ressignificação e ativação de espaços abandonados a partir da programação cultural. Intervenções espaciais pontuais e, por vezes, efêmeras, que dialogam com o patrimônio material, recriando usos e adicionando novas camadas simbólicas a zonas históricas. Com Thelma Vilasboas, da Escola Por Vir /RJ e Pedro Alban, da Mouraria 53 / BA.

14 de abril, quarta-feira, às 19h. No Youtube e Facebook do Sesc 24 de Maio. Classificação Livre. Gratuito.

Aprender | Práxis

Neste bate-papo o público poderá conversar com representantes da Escola Livre de Arquitetura e do Atelier Azul Pitanga sobre o aprender ao construir: experiências imersivas de aprendizagem sobre o espaço e os modos de habitar junto, além da desestruturação de hierarquias da aprendizagem e criação de territórios educativos. Com André Moraes, do Atelier Azul Pitanga/PE e Luciana Marson Fonseca, da Escola Livre de Arquitetura / RS.

19 de maio, quarta-feira, às 19h. No YouTube e Facebook do Sesc 24 de Maio. Classificação Livre. Gratuito.

Situar | Incorporação

Neste ciclo o público online é convidado a participar da conversa sobre a situação como meio de criação de espacialidades temporárias: intervenções efêmeras que operam a partir da escuta, do improviso e do encontro dos corpos. Com Raiça Bonfim, Gameleira Artes integradas/ BA e Carmen Morais, do Núcleo Aqui Mesmo/SP.

9 de junho, quarta-feira, às 19h. No YouTube e Facebook do Sesc 24 de Maio. Classificação Livre. Gratuito.

Sobre as mediadoras do Ciclo de Debates

Marcella Arruda é artista transdisciplinar de São Paulo, arquiteta e urbanista pela Escola da Cidade, estudou na Royal Academy of Arts em Den Haag (NL) e Design em Permacultura na Casa da Cidade (SP). Através de instalações, intervenções arquitetônicas, performances e programas pedagógicos, explora as relações entre corpo e território. Realizou encontros culturais como o EME3 SP na X Bienal de Arquitetura de São Paulo, Virada Sustentável, Mostra Ecofalante, Brechas Urbanas no Itaú Cultural, Architecture for Autonomy / Arquitetura para Autonomia na 16a Bienal de Veneza (2018) e com apoio do CAU (2019). Co-organizou o laboratório virtual Comuns: desvendando processos na América Latina. Atualmente é diretora de Projetos do instituto A Cidade Precisa de Você .

Marina Frúgoli é curadora e arquiteta urbanista formada pela FAU-USP, com estudos complementares na Amsterdam Academy of Architecture. Realiza pesquisas e exposições nas intersecções entre os campos da arquitetura, urbanismo, fotografia, performance, arte indígena e arte contemporânea. Elaborou exposições e catálogos do Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Tokyo Teien Metropolitan Museum, Sítio Roberto Burle Marx, Intermuseus e OMA Galeria. Co-organizou o laboratório virtual Comuns: desvendando processos na América Latina. É curadora da Coleção BEI.

Além destas, na playlist Infinito Vão , no canal de Youtube do Sesc 24 de Maio, você pode conferir o acervo audiovisual da programação educativa integrada à Exposição.

A Exposição

Com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, a mostra Infinito Vão: 90 anos de Arquitetura Brasileira traz ao público um recorte da história da arquitetura nacional por meio de obras e projetos arquitetônicos de 96 figuras emblemáticas do setor, como Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha. Entre março e junho, o núcleo educativo da unidade oferece pelas redes sociais (Youtube, Facebook e Instagram ) do Sesc 24 de Maio uma série de bate-papos, cursos e oficinas gratuitas.

O recorte curatorial da exposição compreende desde os anos 1920, marcados pela Semana de Arte Moderna de 1922, até os dias atuais. A mostra convida o visitante a conhecer e refletir sobre a liberdade de criação trazida pela modernidade e pela contemporaneidade advindas de novas perspectivas artístico-culturais em contraponto à arquitetura clássica, influenciada por construções europeias.

Exposta entre 2018 e 2019 na Casa de Arquitectura, em Matosinhos (Portugal), Infinito Vão é realizada pela primeira vez em território brasileiro e reúne obras e documentos desde o projeto da primeira Casa Modernista de Gregori Warchavchik, passando pelos movimentos ligados ao “Direito à Cidade” e ao emaranhado de coletivos e ocupações que discutem o tema da habitação nos anos 2010.

Curadoria da Exposição: Fernando Serapião e Guilherme Wisnik.

Local: Sesc 24 de Maio – Centro, São Paulo, SP.

Período expositivo: Até 27 de junho de 2021.

 

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024