Top

Veja 6 dicas de vinhos para harmonizar com o almoço de Páscoa

Foto: Unsplash

Entrada, prato principal e sobremesa: a sommelière Jessica Marinzeck separou os melhores rótulos para você aproveitar essa data com um sabor especial

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A data comemorativa mais doce do ano está chegando e, pensando nisso, o e-commerce de vinhos Evino preparou seis harmonizações que vão dar aquele empurrãozinho que faltava para deixar tudo pronto para o próximo domingo.

Em muitas famílias, a data é celebrada com um bacalhau como prato principal, porém, considerando as singularidades de cada pessoa, a sommelière Jessica Marinzeck decidiu diversificar, trazendo diversas opções para aqueles que comem ou não carne e, é claro, para a sobremesa mais esperada por todos: chocolate.

 

Entrada

Tábua de frios e Garnacha

“Como todo almoço de domingo, a refeição normalmente é servida um pouco mais tarde que o normal, por isso entradas como tábuas de frios são tão importantes. Para harmonizar com os queijos e embutidos variados, sugiro a uva Garnacha, que gera vinhos de corpo médio,  com um bom teor de álcool e com taninos baixos”, afirma Jessica.

Dentro da cartela de vinhos, a sommelière indica o Petit Verum Garnacha 2019,  que pode ser um coringa para equilibrar a diversidade de sabores e texturas. Outra boa opção é o Anciano Garnacha Rosado Campo de Borja DO 2019, afinal de contas, os rosés combinam muito bem com uma tábua de frios, já que são frescos e possuem uma grande intensidade de frutas.

 

Prato Principal

Bacalhau e Loureiro ou Touriga Nacional

“Apesar de ser a escolha da maioria das famílias, muitas pessoas ainda  não sabem qual a melhor harmonização para saborear este prato. Além do sal do bacalhau, sua carne é macia e delicada, se desfazendo facilmente em lascas, por isso precisamos pensar em um vinho que equilibre o sal e também seja delicado” explica Jessica.

Para os amantes de vinhos brancos, a sommelière sugere o clássico Vinho Verde, normalmente produzido com uva Loureiro, que costuma ter corpo leve, boa acidez e aromas delicados de frutas cítricas e ervas frescas, como o Pérola da Vinha Vinho Verde DOC. Já para aqueles que não abrem mão do tinto, o Ribeira de Aguiar Douro DOC 2019 é uma boa pedida, uma vez que os vinhos feitos com a uva Touriga Nacional possuem um nível de taninos mais baixo e boa acidez.

“A regrinha básica de ‘peixe e vinho branco’ tem suas razões: em geral, o iodo presente no peixe quando combinado com o tanino do vinho gera um gosto metálico. No entanto, no caso do bacalhau, o alto teor de sal da carne pode ajudar a suavizar os taninos do vinho”, explica Jessica.

 

Cordeiro de Páscoa e Alicante Bouschet ou Tempranillo

Para quem prefere carne vermelha, o cordeiro pode ser uma boa escolha. “Essa carne é bastante macia, de sabor marcante bem característico e rica em proteínas. Juntas, essas propriedades tornam o prato ideal para harmonizar com vinhos que tenham alto nível de taninos, pois quanto combinados com a proteína da carne tornam-se mais macios em boca”, diz a sommelière.

Premiado como o melhor enólogo de 2020 em Portugal, Jessica indica o António Maçanita Palpite Reserva Alentejano 2018, que tem como principal casta a Alicante Bouschet, uma uva que gera vinhos encorpados e com bastante complexidade e estrutura, ideal para combinar com o Cordeiro. Outra sugestão de harmonização clássica com este prato é com tintos da região espanhola de Rioja, feitos com a uva Tempranillo. A recomendação é o Faustino Rivero Ulecia Tempranillo Rioja DOCa 2018, vinho redondo e macio, com notas de frutas e toques de ervas.

 

Ratatouille e Carménère ou Syrah

E para aqueles que não comem carne, será que tem um espacinho na mesa? É claro que tem! “Para aqueles que gostam da combinação entre os legumes e temperos usados no Ratatouille, minha sugestão é apostar em vinhos com notas de frutas escuras e especiarias, como a Carménère ou a Syrah”, diz Jessica.

Para este prato, a indicação da sommelière é o De Martino Organic Reserve Carmenere Valle del Maipo D.O., vinho tinto chileno que possui um cultivo orgânico com Carménère, ótimo para harmonizar com vegetais. Outra sugestão é um vinho do maior produtor do Vale do Rhône, o M. Chapoutier Côtes-du-rhône Rouge AOC 2019, que se mostra aveludado e carnudo, além de elegante e bastante gastronômico.

 

Risoto de gorgonzola e Sangiovese

Se a sua preferência é muito sabor e textura, o risoto de gorgonzola irá atender às suas expectativas. “O queijo gorgonzola possui sabor forte, alto teor de sal e cremosidade, que vem da gordura do queijo. Para harmonizar com este prato, procure vinhos que tenham um bom nível de acidez para que a gordura e o sal sejam equilibrados. Uma boa sugestão é a uva italiana Sangiovese, conhecida por elaborar grandes vinhos como os Chiantis e por harmonizar bem com massas e pratos com queijo”, explica Jessica.

Como sugestão, a sommelière aponta o Mazzeo Chianti Classico DOCG 2018, cujo estágio de 12 meses em barricas de carvalho garantiu estrutura e elegância ao vinho. Caso prefira um vinho mais fresco, a indicação é o espumante Edoné Gran Cuvée Brut 2015, uma vez que as bolhas e a acidez do espumante ajudam a limpar a gordura da boca, tornando a próxima garfada ainda mais saborosa.

 

Sobremesa 

Chocolates e vinhos fortificados

Finalmente chegamos no momento mais esperado no almoço de Páscoa, a sobremesa, e consequentemente, os chocolates. Para quem pensa que chocolate não combina com vinho, está enganado, é possível sim criar harmonizações de dar água na boca.

“Vinho e chocolate combinam sim, mas não é todo rótulo que vai harmonizar com o doce. O chocolate tem um alto nível de gordura, o que encobre as papilas gustativas e atrapalha na percepção de sabores do vinho. Além disso, o açúcar presente no chocolate faz com que a maioria dos vinhos fique mais acídico, criando um sabor não muito agradável”, explica Jessica. “Os vinhos precisam ser tão doces ou mais que o prato, no caso o chocolate. Os mais indicados são os fortificados, que possuem um alto teor de açúcar”.

Para os chocolates amargos, aposte no Domaine de La Rectorie Banyuls Rimage Therese Reig 2017 50cl, um fortificado do sul da França. Para os chocolates ao leite, a combinação clássica é com o vinho do Porto, como o Vallado Porto LBV 2016, um porto envelhecido, com notas de frutas secas e especiarias e que combina muito bem com sobremesas. Por fim, os fãs de chocolates brancos podem harmonizar o doce com moscatéis ou as versões ICE, que podem ser tomadas com gelo – o Maison Castel Cuvée Blanche Ice Limited Edition é perfeito para isso.

Mais de Lifestyle