Nada melhor que terminar uma refeição com um pedaço de chocolate, não é mesmo? Melhor ainda é complementar esse momento com uma taça de vinho. Mas a dúvida que fica quando falamos sobre combinar essa bebida com doces é sempre a mesma: qual o melhor vinho para ser adotados nessas situações? A resposta é: depende – já que o tipo do chocolate fará toda a diferença na hora da harmonização.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Segundo a influenciadora e sommelier Clara Phileto, devemos nos atentar às características do chocolate na hora de escolher o vinho para acompanhar.
“Para harmonizar o chocolate com o vinho, devemos levar em consideração seu nível de açúcar e gordura. Quanto mais doce ou gorduroso, mais difícil será a harmonização, pois estas características dificultam a percepção dos aromas“, explica.
Ela também aproveitou para ressaltar um dos principais erros que podem ser cometidos na hora de harmonizar esses dois elementos.
Clara Phileto – Foto: Reprodução/Instagram/@carvalhoclaraa
“Para mim, o pior é tentar harmonizar vinhos com chocolate que tenham forte presença de leite. Mas tenho uma sugestão para aqueles que gostam desse chocolate: escolher um espumante moscatel pode ser uma saída, já que a acidez da bebida limpa as papilas gustativas e ajuda a sentir o sabor do chocolate com mais intensidade e o leite ficaria em segundo plano.”.
Clara aproveita para destacar a sua harmonização favorita e indica como combinar esses dois elementos.
“A minha harmonização preferida é chocolate com cacau acima de 60% harmonizado com um bom vinho do porto, que são bastante encorpados, aromáticos e têm um alto teor de açúcar residual. Um chocolate bem forte, com a presença de cacau acima de 80% funciona bem, inclusive, com vinhos tintos secos com taninos elevados como os elaborados com a uva Syrah. Alguns desses vinhos apresentam inclusive um aroma forte de chocolate”, diz.