Top

Conheça alguns truques de decoração para garantir uma boa regulagem térmica nos imóveis

Foto: Divulgação

Com o aumento de temperatura nas últimas semanas, mesmo com o fim do verão,  fica clara a importância de garantir um espaço fresco e confortável, especialmente para quem está estudando e trabalhando em casa. A escolha de material dos móveis e o tipo de decoração têm uma grande influência sobre a sensação térmica dentro da casa ou do apartamento, e alguns truques já podem fazer toda a diferença.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A dica principal na hora de pensar na decoração é investir em elementos leves. Adotar cores mais claras, seja na pintura de paredes ou na tonalidade dos móveis, é uma ótima maneira de deixar o ambiente mais fresco, já que cores escuras absorvem mais calor, enquanto as tonalidades neutras refletem a luz, colaborando na iluminação e abaixando a temperatura.

Outro ponto importante é garantir uma boa circulação de ar no ambiente, evitando que o cômodo fique abafado. Para isso, os móveis devem ser bem distribuídos no espaço, permitindo a renovação constante do ar. Durante o inverno, é possível adotar a estratégia contrária, deixando os móveis mais próximos uns dos outros, para criar uma atmosfera mais aconchegante e quente.

Um elemento de decoração que tem um papel importante na regulagem teórica do imóvel são as cortinas, que reduzem a entrada de calor e luz no ambiente, mas retêm a temperatura mais baixa da noite, mantendo o ambiente fresco por mais tempo. Devem ser priorizadas as cortinas de tecido leve e fino, ao invés dos tecidos mais pesados. Em relação às luzes da casa, a melhor opção são as lâmpadas amarelas ou de tons mais quentes, dando um ar intimista.

Cuidados na fase da construção

Além das mudanças relacionadas à escolha de móveis e artigos de decoração, as escolhas feitas durante a etapa de construção têm um grande papel na regulagem de temperatura dentro do imóvel, permitindo um espaço fresco durante o verão e aconchegante durante o inverno.

A escolha dos revestimentos usados no ambiente também pode influenciar a temperatura dos cômodos. Claro, não é possível mudar o tipo de piso ou azulejo a qualquer momento, mas esta questão deve ser levada em consideração com muito cuidado durante os últimos estágios da obra ou no decorrer de uma reforma. O uso de um piso frio, como o piso cerâmico, por exemplo, é uma ótima opção, já que este tipo de revestimento não retém calor, mantendo o ambiente mais fresco. Nos dias de frio, é possível deixar o ambiente mais aconchegante com o uso de tapetes.

Nos momentos mais estruturais da obra, é importante considerar a posição de portas e janelas espalhadas nos cômodos, para garantir a circulação cruzada de ar, com o vento entrando por uma das janelas e saindo pela abertura na parede oposta. Desta forma, o ambiente fica mais fresco e a qualidade do ar interno melhora. As janelas e portas devem ter boa vedação, evitando a entrada de ar quente quando o ambiente estiver fechado, por exemplo.

Mais de Lifestyle