Top

Modelo Danielle Marion dá dicas para quem quer participar de concursos de beleza

Foto: Divulgação

A modelo Danielle Marion foi descoberta bem cedo, aos 13 anos, quando participou de seu primeiro concurso de beleza. Ela ficou entre as finalistas da competição, o que lhe rendeu um contrato com a agência de modelos Elite.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Hoje, com 30 anos e uma longa trajetória no mundo da moda, ela revela o lado não tão glamoroso dos bastidores dos concursos. Um dos fatores mais desagradáveis, segundo ela, é a competitividade excessiva entre as candidatas.

“Competitividade não é ruim; pelo contrário, acaba estabelecendo um padrão melhor para o concurso, pois as meninas que participam já sabem que as candidatas se preparam muito, o que consequentemente eleva o nível das candidatas. Mas uma coisa que me incomodava era a tentativa de algumas meninas de ‘boicotar’ as outras, fazendo fofocas, intrigas sem motivo, apenas para desestabilizar as concorrentes”, afirma.

Mesmo com candidatas que estimulavam um ambiente tóxico no backstage, Danielle fez muitas amizades pelo caminho, conforme foi descobrindo meninas que estavam dispostas a ajudar e ter empatia uma com a outra.

“Acabamos formando um grupo de cinco meninas que, mesmo concorrendo pelo mesmo título, se apoiaram e fizeram com que as cobranças se tornassem menos pesadas. Passamos pelo confinamento do concurso com muito mais leveza do que outras candidatas por esse motivo”, explica.

Foto: Divulgação

“Acredito que o fato de você ajudar ou apoiar sua concorrente torna o ambiente mais agradável, já que, durante um concurso, você fica confinada em um hotel com as outras candidatas e precisa conviver com elas durante alguns dias”.

Por conta da competitividade extrema, a comparação entre as modelos se torna inevitável. Marion entende que esse processo de se comparar, principalmente em um meio focado na estética, abala o psicológico e ainda atrapalha a candidata durante o concurso.

“O mundo da beleza em si é muito cruel, já que existe uma busca insaciável por uma perfeição que não existe. Em alguns casos, as meninas que participam de concursos ficam tão paranóicas com o favoritismo de alguma candidata que esquecem de se preparar para a competição”, observa. “Sempre que participei de concursos, eu colocava na minha cabeça que teria que me preparar com antecedência para obter o melhor resultado possível. Ganhar ou não ganhar seria apenas uma consequência do meu esforço e dedicação.”

Ao definir o maior desafio enfrentado durante os concursos, Danielle escolhe, sem titubear: a pressão psicológica. “Sempre que me perguntam dicas para saber como se sair bem em um concurso de beleza, eu digo: prepare o físico e o psicológico com a mesma dedicação”, reflete.

Foto: Divulgação

Atualmente, essa pressão não é fomentada apenas nos bastidores de desfiles de moda. Na internet, as modelos também recebem críticas e ofensas de haters por conta dos concursos de beleza.

“Não é fácil receber críticas de pessoas que não te conhecem e que fazem questão de te criticar ou até mesmo ofender. As pessoas veem uma foto sua no Instagram e comentam como se você não fosse ler, como se aquilo não fosse te afetar”, admite.

“Às vezes, as pessoas que comentam torcem por outra candidata e fazem isso propositalmente para te atingir. Mas é necessário equilíbrio e trabalhar a mente para não deixar aquilo mexer com você, principalmente nos dias ruins.”

Modelo ressalta mudança nos concursos de beleza mais recentes

Danielle também enxerga mudanças importantes nos concursos de beleza. Ela entende que a beleza continua sendo essencial, mas outros atributos fazem a modelo se destacar, como a personalidade e a inteligência. Essa transformação, segundo ela, pode tornar o ambiente dos concursos um pouco mais humanizado dentro e fora das passarelas.

Foto: Divulgação

“Atualmente, os concursos buscam beleza com conteúdo. Uma miss, por exemplo, que exerça influência e inspire outras mulheres. Aquele estereótipo da miss linda porém burra ficou para trás; hoje a representante em um concurso de beleza precisa mostrar quem ela é de verdade”, afirma. “Essa é uma tendência que espero que não se perca nos próximos anos.”

Para quem deseja atuar no mundo da moda, mesmo com tantos desafios, ela separou algumas dicas básicas. “O principal conselho é dedicar-se ao máximo, ter disciplina para manter o foco, confiar em si mesma e não desistir. É a sua persistência que vai te ajudar a alcançar o seu sonho.”

Mais de Lifestyle