A decoração de ambientes pode ser muito necessária para que o seu lar seja otimizado e aproveitado da melhor maneira, possibilitando que todos os cantos e cômodos tenham sua devida funcionalidade e praticidade conforme o gosto e personalidade do morador.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Entretanto é perceptível que alguns locais das casas são deixados de lado e esquecidos na hora do planejamento, como o espaço embaixo de escadarias. Para quem não sabe o que fazer com o ambiente embaixo da escada, a arquiteta Stephanie Toloi dá dicas de por onde começar um planejamento para dar uma funcionalidade personalizada para o espaço que, um dia, foi esquecido. Veja abaixo:
1. Avalie o espaço
Para dar uma funcionalidade melhor, o primeiro passo é analisar o ambiente como um todo. “Se for um apartamento/casa grande é possível fazer uma adega, ou colocar um aparador bonito para decoração”, conta Stephanie. “Por outro lado, se for um local pequeno vale a pena fazer um armário fechado para guardar as coisas que não cabem nos outros cômodos. O mais conhecido ‘guarda-bagunça'”, finaliza a arquiteta.
2. Ideias para a utilização
O espaço pode ser utilizado de inúmeras maneiras. Para escolher qual será a funcionalidade do local é necessário levar em conta as necessidades e o perfil do morador. “Dá para fazer uma estante de livros, uma adega, mesclar gavetas na parte de baixo com o espaço de cima aberto para inserir objetos decorativos também é uma opção”, comenta Stephanie.
3. Amplitude
“Quanto mais nós fechamos o local, mais damos a impressão de que o ambiente é menor”, explica a arquiteta. Para dar uma sensação de amplitude o ideal é deixar o vão da escada aberto e tentar trabalhar com marcenaria que não feche tudo visualmente. A melhor saída são as prateleiras soltas, de vidro, assim a impressão de que o espaço não está ocupado vai permanecer. “Mas se a ideia é esconder a bagunça, será necessário fechar o espaço para que não fique à mostra”, conta.