Top

Veja como decorar as paredes da sua casa sem danificar a superfície

Foto: Pixabay/Reprodução

Uma dica unânime de decoração é a de aproveitar todas as superfícies de um ambiente, principalmente caso se trate de casas de metragens reduzidas. Entre os espaços possíveis estão as paredes, que podem ser um ponto-chave para o décor do seu lar.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com isso, as opções para decorar as paredes são infinitas, e tudo vai depender do estilo do espaço. No entanto, o que vale para qualquer caso é o cuidado necessário com a pintura das paredes na hora de decorá-la. Algumas estratégias para realizar a intervenção nas paredes e manter tudo intacto são válidas, como o uso adequado da furadeira, a adoção de outros aparatos que não o prego e o martelo e disposições inovadoras de quadros, por exemplo.

Confira abaixo alguns truques para o momento de incrementar a decoração do seu cantinho, sem estragar as paredes.

Planejamento

Antes de qualquer coisa, faça o planejamento do que será adicionado no cômodo – quadros, suportes para vasinhos ou lâmpadas, por exemplo – e em qual lugar. Para este último tópico, vale checar a planta de instalação elétrica, hidráulica e de gás. Isso porque é recomendado não furar a parede nas proximidades de tubulações internas, pois há risco de causar acidentes. Lembre-se também de que os canos de água, por exemplo, correm na direção vertical, a partir das peças que utilizam-se da rede de água, como pias e vasos sanitários, e depois na horizontal, entre aquele ponto e outro.

Além desta análise estratégica, o ideal é também verificar o material da parede a ser furada: alvenaria ou gesso. Tais características estruturais vão determinar como utilizar sua furadeira.

Uso da furadeira

As furadeiras têm diferentes modos de funcionamento, e o melhor deles vai depender da parede a ser furada. No equipamento, há as opções de broca para superfícies mais ou menos duras.

Também considere o tamanho do furo, para escolher a melhor bucha e o parafuso que vai receber o quadro ou enfeite.

Uma opção no caso de paredes de piso é inserir o parafuso nos rejuntes, para deixar o piso intacto. E, caso a parede seja muito lisa, devido ao tipo de revestimento, uma possibilidade é colar uma fita crepe no lugar que receberá o furo e furar através dela, para a ferramenta não escorregar.

Em qualquer caso, o ideal é também proteger o chão da poeira causada pelo furo. O truque é colocar um pedaço de papelão na horizontal com fita adesiva na região do furo. Assim, a sujeira vai cair exatamente sobre o papelão.

Opções além dos furos

Fitas dupla-face de espuma próprias para parede são um ótimo aparato para pendurar seus quadros, pois são práticas e fáceis de aplicar.

Outras alternativas são ganchos adesivos e velcros para parede. O bom é que esses itens podem receber, além de quadros, vasos de planta, cabideiros, tela aramada, painéis e muito mais.

Antes de optar pelo adesivo, analise primeiramente a parede – as de revestimento poroso, tijolinhos e texturas podem não aderir à colinha do material. Nestes casos, os furos podem ser a melhor solução.

Outro ponto de atenção é o peso suportado pelos itens adesivos. Na hora da compra, verifique as indicações do fabricante e adquira a ideal conforme a proporção e o peso do item decorativo.

Depois, caso queira remanejar os quadros, os adesivos devem ser descolados com cuidado e muita paciência. Se sobrar resíduos de cola, passe um pouco de água morna ou um secador com jato quente. Novamente, com calma, tente retirar o adesivo. Assim, a parede não será danificada.

Mais de Lifestyle