Lifestyle

Mulheres no comando: OAB aprova paridade de gênero já nas próximas eleições

Share

Foto: Dovulgação

Se ainda faltam espaços no mundo da advocacia para as mulheres ocuparem, 2021 chega com uma boa notícia: o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) aprovou a paridade de gênero no registro de chapas para as eleições a partir deste ano. A votação ocorreu em 14 de dezembro de 2020 e passou a valer a partir de janeiro de 2021.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Sendo assim, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) terá cotas de composição da chapa, que envolvem 50% das vagas destinadas a mulheres e 15% para negros e pardos em cargos de titulares, suplentes, na diretoria do Conselho Federal da OAB, nos Conselhos Secconais, nas Subseções e nas Caixas de Assistência.

Para que essa votação fosse possível, a Comissão Nacional da Mulher Advogada fez a defesa da pauta para a OAB, visto que a presidente Daniela Borges já tratava do tema no Conselho Federal. A proposta foi apresentada à OAB por Valentina Jungmann, do Conselho Seccional de Goiás. Atualmente, o Colégio de Presidentes é formado por 27 homens – grande parte deles, brancos – e nenhuma mulher ocupa o cargo de presidente da seccional.

A presença das advogadas

Embora a profissão tenha sido considerada masculina por muitos anos, é importante destacar a atuação das mulheres no mundo da advocacia, uma vez que a maior parte dos ingressantes e matriculados nas principais faculdades de Direito pertencem ao gênero feminino, o que corresponde a uma proporção de sete mulheres a cada 10 alunos, de acordo com os dados do Censo do Ensino Superior 2020, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo Ministério da Educação (MEC).

A presença das advogadas formadas também pode ser comprovada pela própria OAB. Um levantamento realizado pelo JOTA demonstra que, entre os advogados de até 40 anos, as mulheres são maioria: 56% dos advogados inscritos na OAB com essa faixa etária pertencem ao gênero feminino.

Os dados ficam ainda mais interessantes entre os advogados mais novos: entre os profissionais de até 25 anos, as mulheres representam um percentual de 64%, totalizando mais de 44 mil advogadas.

Ainda assim, a presença delas é pequena em cargos de diretoria, gerência e coordenação – por isso a importância da votação de cotas dentro da OAB. Por mais que a maior parte dos novos advogados brasileiros pertença ao gênero feminino, ainda em 2020 havia chapas inteiramente compostas por homens, inclusive em outros cargos públicos jurídicos.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024