Top

Aprenda a introduzir práticas sustentáveis na sua rotina

Foto: Pixabay

O ano de 2020 pode ter sido um ano difícil, mas foi fundamental para a conscientização do consumo saudável e sustentável, fato este que se confirma pelos dados. A Associação de Promoção de Orgânicos (Organis) divulgou que, no primeiro semestre de 2020, houve um aumento de 50% na venda de produtos orgânicos. Com relação à sustentabilidade, especialistas apontam que a principal meta das empresas globais para 2021 é traçar projetos que minimizem impactos ambientais e investir em práticas que promovam cuidado com o meio ambiente.

Diante de um cenário em que prezar pelo sustentável e healthy é o novo “fashion”, a fundadora da marca de cosméticos orgânicos Souvie, Caroline Villar, explica como introduzir práticas sustentáveis na rotina para um ano mais leve. 

Conhecimento é fundamental

“O primeiro passo é consumir mais assuntos que falam sobre sustentabilidade e saúde. Por ser um assunto em alta, a mídia está sempre se abastecendo de novas pesquisas e estudos sobre esses temas. E isso é fundamental porque a mudança prática deve começar na mente. Para entender o impacto que nossas escolhas causam no meio ambiente é preciso estudar sobre o tema”, opina Caroline, que usa como exemplo os descarte das embalagens de cosméticos. 

“Saberia dizer o que acontece com as embalagens dos cosméticos que usa? Quais são os materiais utilizados nas embalagens das empresas que costuma comprar? O meu consumo contribui para a melhoria do planeta?” São perguntas que o conhecimento pode ajudar a responder.

Comece aos poucos

“Todo mundo que está habituado a consumir produtos sustentáveis e orgânicos começou aos poucos. Isso é bom até para acompanhar como os novos hábitos impactam a vida e a saúde”, sugere a fundadora Souvie, que usa a escolha dos cosméticos e alimentos como um bom parâmetro para uma análise do antes e depois. 

“Selecione apenas um cosmético orgânico para usar continuamente dentro de um mês e acompanhe as mudanças na pele. Também insira o consumo de uma fruta orgânica para perceber a diferença de sabores em relação ao produto comum. Isso vai ser direcionador para que a pessoa se sinta mais confortável em adquirir outros orgânicos.”

Torne o consumo consciente em um hábito

“Estudos apontam que precisamos de 21 dias para deixar o nosso cérebro automatizado em uma nova rotina. Isso vale também para o consumo consciente. Quanto mais estabelecermos uma rotina sustentável com pequenas práticas, como redução de lixo, compra de produtos que não agridem o meio ambiente etc., vai ficar mais fácil transformarmos isso em um estilo de vida. Com o tempo, a sustentabilidade e a saudabilidade serão os temas centrais da rotina.

Mais de Lifestyle