Lifestyle

Fotógrafa Clara Almeida dá 5 dicas para obter fotos incríveis sem sair de casa

Share

A fotógrafa Clara Almeida – Foto: Divulgação

Dona das lentes que registram a diversão dos amantes da noitada e ensaios fotográficos de artistas, Clara Almeida aproveita a mudança obrigatória de rotina da maioria em consequência da pandemia para indicar pontos-chave para produzir fotos em casa de maneira impecável. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

1- Qual é o melhor horário para fazer fotos dentro de casa? 

A fotografia “indoor”, que são as fotos em ambientes internos, depende muito de iluminação, assim como qualquer outro estilo de foto! Eu, por exemplo, comecei a reparar os horários e momentos em que a luz costuma ficar mais interessante na minha casa, seja pela intensidade ou cor. Isso não significa que o momento em que a luz estiver entrando seja o melhor, vai depender do seu objetivo, pois a única regra por aqui é evitar usar flash nesse assunto. No horário da tarde, temos a luz do sol que é uma luz direta, vamos obter sombras marcadas, contrastes e silhuetas também, então, se o seu objetivo for criar imagens mais duras e fortes o momento é quando o sol estiver entrando no ambiente. Como não temos controle sobre a luz do sol, caso fique muito forte, podemos usar uma cortina branca, por exemplo, para difundir a luz, assim as sombras vão desaparecer um pouco e obtemos uma sombra mais suave. 

Foto: Pixabay

2- Em relação à iluminação natural, você indicaria um posicionamento contra luz ou a favor da luz? Por quê? 

As luzes apagam ou realçam o que queremos fotografar, sejam pessoas ou objetos. Quando fotografamos contra luz temos a famosa silhueta, isso acontece quando o assunto a ser fotografado fica entre a câmera e a fonte de luz, obtemos um fundo claro com assuntos escuros e bastante contraste. Para obter esse efeito pelo celular é só dar um click na tela, no local de onde está vindo a luz. Por isso, se quiser tirar um retrato de alguém, por exemplo, evite sempre a contra luz. Então vai depender muito do objetivo, se eu quero uma fotografia, por exemplo, de um produto, eu jamais usaria a contra luz se o meu intuito fosse mostrar a marca do produto. Ou seja, é muito relativo o efeito da luz, tudo vai depender do nosso objetivo e como queremos o resultado final. 

3- Quais os requisitos principais para tirar uma boa selfie dentro de casa? 

Acredito que o principal requisito é fazer do nosso corpo e rosto uma tela para a criação. Existem milhares de ferramentas que podemos utilizar para expressar, várias situações dentro de casa que chamam nossas câmeras para fazer vídeos e fotos. O mais legal de tirar fotos dentro de casa é que existem poses que a gente jamais faria em um ambiente público, sem contar que estamos no nosso tempo e podemos repetir as tentativas várias vezes até nos sentirmos satisfeitos. 

4- Qual sua sugestão de fundo para as fotos? Uma parede neutra? Em uma varanda? 

Eu confesso que sou fã de um fundo infinito, e para quem não sabe é o famoso fundo branco ou preto, liso por completo, assim temos o assunto principal em evidência. Mas podemos ser muito criativos quando o assunto é fotografia. Para obter um fundo metalizado, podemos usar o para-sol de carros, para isso é só criar uma espécie de “varal” com uma corda de náilon mesmo, ou qualquer objeto que dê pra segurar o para-sol, tente prender com pregador de roupas, e já temos um fundo bem legal! Outra opção é usar tecidos de qualquer cor, esses tecidos podem ser usados como fundo ou podemos usar tecidos transparentes e colocar na nossa frente, de forma que ele fique entre o celular e a pessoa, criando um efeito de filtro com transparência, e o resultado é incrível.

A fotógrafa Clara Almeida – Foto: Divulgação

5- Você tem um programa de edição preferido para esse tipo de foto? Qual você indicaria?

Eu sou totalmente a favor da edição, mas quando ela respeita a harmonia entre a realidade e expectativa, gosto do bom senso. 

Existem milhares de apps que podemos usar na pós-produção, o Lightroom e o Photoshop são os mais completos de todos e ambos são profissionais, porém eles são um pouco diferentes. O Photoshop pode ser considerado uma ferramenta de edição de imagens, ele é mais específico, já o Lightroom é uma ferramenta de gerenciamento de imagens, mas é uma pouco limitado de edição. 

O app que eu mais utilizo é o Lightroom, ele tem uma ferramenta extraordinária aonde eu consigo editar cores por cores. Por exemplo, se eu realizar um ensaio na praia em um dia totalmente nublado, onde eu tenho o céu e o mar sem cor e cinza, eu consigo alterar somente a cor do céu pra azul. Sem contar que podemos usar milhões de “presets”, pois eles ficam salvos em uma pasta lhe possibilitando experimentar todas as opções, porém de acordo com a luz da sua foto será necessário fazer pequenas alterações. Cá entre nós, não tem coisa melhor que um “preset” prontinho, né? Já que estamos falando sobre edição, vou listar 2 apps que mais uso pra uma edição rápida e deixar aquele feed perfeito e dar aquele visual no Stories. 

– Lightroom: É um app pago, que você consegue ter tanto no computador quanto no celular, mas ele possui algumas funções grátis também, é o mais completo quando o assunto é iluminação (exposição, contraste, realces, sombras, brancos e pretos). Conseguimos um alinhamento perfeito na função “geometria”, esconder objetos indesejados com o incrível “pincel de recuperação”, e se você não quer ajustar a imagem inteira, ele permite que você faça alterações pontuais. O mais legal também, é a capacidade de organização do Lightroom por meio de sua biblioteca, pois podemos inserir várias imagens ao mesmo tempo, e quando inserimos as imagens podemos criar álbuns que ficam salvos na nuvem. Lembrando que tem a versões Android e IOS. 

– Dazz Cam: Como hoje em dia não temos tanto acesso a fotografia analógica, existe alguns apps que possibilitam obter essa função, e o Dazz Cam é um deles. Por ser um app pago, existem algumas restrições dentro dele. Nele vamos encontrar várias opções diferentes de câmeras analógicas, e lá você pode escolher uma da sua preferência.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024