Top

Natal pelo mundo: veja tradições de países da América do Sul nesta data

Foto: Divulgação

No Brasil, o Natal é um dos feriados mais esperados do ano, seguido do Réveillon. Para a maioria, é um período de férias, mas também época de renovar as energias e celebrar em família. Por isso, a ceia de Natal no país é farta, e nas mesas mais tradicionais não pode faltar o peru, o tender, o salpicão, a farofa, o bacalhau e, claro, o panetone.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A decoração na noite de Natal também é uma das características que fazem parte da tradição brasileira. As mesas são postas, a árvore também é montada e as luzes marcam presença nesta época. Mas… será que em outros países da América do Sul essa tradição é igual? Confira abaixo as tradições e culturas de outros três países sul-americanos.

Argentina

Na Argentina há alguns pratos tradicionais, como o “vité toné”, uma carne bovina servida com molho à base de gemas, atum, creme de leite, alcaparras e anchovas. No entanto, diferentemente das tradições brasileiras, lá não há uma padronização na culinária natalina. Por isso, algumas famílias comemoram a data com um “asado”, que é parecido com o nosso churrasco, por exemplo.

Para as sobremesas, o “roscón de reyes” é um dos pratos típicos, que é uma rosca assada com frutas cristalizadas.

Colômbia

Assim como no Brasil, os colombianos também reúnem as famílias com uma mesa farta e muita luz nas decorações. Além disso, é costume na Colômbia que as pessoas convidem vizinhos, amigos e até turistas para se juntarem à família na celebração.

Isso acontece pois eles prezam muito pela união. Logo, possuem o costume de passar o Natal com o máximo de pessoas juntas, para que ninguém fique sozinho durante essa data.

Paraguai

O Natal no Paraguai tem tradições muito particulares. Com a família também reunida, os pratos típicos para a ceia são: a sopa paraguaia e a “chipa guasú”, receitas preparadas com farinha de milho. Além disso, há uma vasta opção de carnes e saladas.

Quanto às decorações, os paraguaios têm o costume de construir os próprios presépios, utilizando itens da natureza, como folhagens, e fazem oferendas com frutas a Jesus.

Como adaptar sua ceia de Natal e incluir novas tradições?

2020 foi um ano atípico para todos. Neste ano, o Natal será mais restrito à família e com celebrações pequenas dentro de casa, devido à pandemia de Covid-19. Por isso, incluir as culturas de outros países pode ser uma alternativa inovadora para trazer mais alegria para o momento.

Seja em um fogão Consul ou até mesmo no micro-ondas, as receitas podem ser adaptadas com os ingredientes e as especiarias locais, proporcionando um Natal diferenciado com as tradições sul-americanas além do Brasil.

Mais de Lifestyle