Lilian Pacce e Alex Athayde com a luminária – Foto: Divulgação
Depois do sucesso da cadeira Gogoya lançada em 2018, e tendo o acrílico com DNA de sua marca, Alex Athayde em uma conexão com Lilian Pacce criou uma peça exclusiva para o design brasileiro: a Luminária Cloche Lilian Pacce, inspirada no chapéu icônico de mesmo nome, símbolo da liberação feminina cem anos atrás, unindo assim moda e design.
O executivo, que trabalhou no mercado financeiro e de comunicação, começou a se dedicar ao design em 2010 e lançou sua primeira peça de mobiliário em 2016. “Eu sempre me interessei pela ideia de reinventar formas e funções para objetos e móveis cotidianos e com isso surgiu a Athas Design”, comenta Athayde.
A parceria do empresário com a jornalista e curadora de moda brasileira fez surgir a Luminária Cloche por Lilian Pacce. O modelo é inspirado no chapéu que foi símbolo do empoderamento feminino nos anos 1920, atribuído à famosa chapeleira francesa Caroline Reboux. A peça é produzida em uma base de acrílico maciça e com componentes em aço inox. A cúpula também em acrílico pode ser customizada na cor.
“O chapéu cloche combinava com a nova mulher do pós-guerra, que começava a se emancipar e conquistar inclusive liberdade sexual. As melindrosas adoravam usá-lo com seu cabelo mais curto, vestidos retos, sem corset, tudo mais minimalista, em contraponto aos modelos eduardianos, superenfeitados. A ideia da luminária é exatamente essa: eliminar excessos e focar na essência do design, na sua funcionalidade e na qualidade da iluminação”, diz Lilian.
A coleção denominada como Luminárias Cloche por Lilian Pacce para Athas Design reúne peças para mesa e piso a partir de R$ 3,9 mil.