Top

Safra 2018 do Don Melchor é premiada e merece degustação

Foto: Divulgação

Uma das mais grandiosas da história de Don Melchor, com condições de vindima praticamente ideais, a safra 2018 realça a expressão da fruta e a qualidade das texturas obtidas no vinhedo. RG teve a oportunidade de participar do evento de degustação com experiência 3D para o lançamento.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Presença marcada de frutas vermelhas, com uma expressão clara de um Cabernet Sauvignon de Puente Alto, taninos suaves e elegantes, resultam em um vinho de grande elegância e densidade, com diferentes camadas de aromas e sabores, além de um nariz prolongado e persistente. Um vinho que consegue produzir essa emoção única, só percebida nos grandes vinhos e nas grandes safras.

Foto: Divulgação

O reconhecimento desta excelência se traduz na maior e mais perfeita pontuação que um vinho pode receber:  100 pontos conferidos a Don Melchor 2018 pelo crítico norte-americano James Suckling, um marco para o setor vitivinícola chileno. Com a obtenção destes 100 pontos históricos, Don Melchor consolida sua posição como um dos grandes Cabernet Sauvignon de alta gama no mundo.

“Sem dúvida, a qualidade excepcional do Don Melchor não seria possível sem o terroir de Puente Alto, seu vinhedo, solo e clima, que nos permitem produzir um vinho único em cada safra”, explica Enrique Tirado, enólogo e diretor técnico da Viña Don Melchor.

Enólogo Henrique Tirado – Foto: Divulgação

“Isto é alucinante. A vitalidade e a energia neste vinho são deslumbrantes. A complexidade dos aromas é impressionante, com flores, cassis, framboesa e pêssego. Corpo amplo, ainda que muito refinado e polido, com uma beleza e textura impecável. A permanência é maravilhosa. Este é um testemunho do equilíbrio, da harmonia e da transparência em um grande tinto”, afirma Suckling.

Esta pontuação máxima posiciona o terroir de Puente Alto entre os melhores do mundo, um lugar com condições únicas, capaz de mostrar ao mundo o potencial que o Chile tem para produzir grandes vinhos, e a origem que vem impulsionando há mais de 30 anos a viticultura e enologia de alta qualidade no país. O trabalho rigoroso por trás da elaboração do Don Melchor se infunde na obsessão da equipe enológica e agrícola por compreender cada detalhe do vinhedo, estudando minuciosamente seus solos, entendendo a expressão do terroir e respeitando a essência do vinhedo em cada processo do vinho.

Foto: Divulgação

Por fim, Don Melchor é reflexo da excelência e da dedicação, da obsessão permanente pelos detalhes, a expressão máxima de um ofício.  Tirado sabe encontrar o equilíbrio entre as diferentes expressões deste extraordinário terroir, interpretando a essência do vinhedo e refletindo com perícia a riqueza de Puente Alto, um dos terroirs mais privilegiados do mundo.

“A perseverança na busca pela melhor expressão e qualidade nos permitiu obter na safra 2018 o que chamamos de safra perfeita. Os vinhos são muito expressivos, com a maturação exata, resgatando toda a expressão da fruta do Cabernet Sauvignon e do Cabernet Franc”, afirma o enólogo.

Safra 2018

A safra 2018 é uma das grandes safras na história do vinho Don Melchor, na qual a vindima transcorreu em condições praticamente ideais. A primeira parte da temporada se desenvolveu com boa quantidade e concentração de precipitação, acumulando 338,2 mm entre os meses de maio e outubro de 2017. O período posterior foi mais seco, atingindo um total acumulado de 343,8 mm no final da vindima, em abril de 2018. Isto permitiu aos solos manter uma reserva hídrica muito boa, favorecendo o bom crescimento dos brotos.

Foto: Divulgação

Na primavera, a partir do mês de novembro, a temperatura subiu significativamente, permitindo no final de janeiro e princípio de fevereiro, que os cachos se desenvolvessem rapidamente e de maneira mais concentrada, antecipando uma boa homogeneidade no seu amadurecimento.

Posteriormente, na segunda metade do período de amadurecimento, as baixas temperaturas noturnas em março e abril ajudaram a atingir um ótimo amadurecimento na época da colheita, conservando toda a expressão da fruta e uma excelente maturação dos taninos.

A colheita decorreu principalmente no mês de abril, terminando na primeira semana de maio, com praticamente ausência de precipitação, temperaturas quentes durante o dia, mas noites bastante frias, condições ideais e que permitiram acompanhar muito de perto cada lote do vinhedo e colher a uva em seu momento exato.

Don Melchor 2018 possui o caráter único dos grandes vinhos e das grandes safras. É composto por 91% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 3% Merlot, 1% Petit Verdot e passou 15 meses em barris de carvalho francês, sendo 67% de primeiro uso e 33% de segundo uso.

Don Melchor 2018 é um vinho que ressalta a expressão da fruta e a qualidade das texturas obtidas no vinhedo de Don Melchor – apresenta este caráter único de vinhos e safras grandiosas. É composto por 91% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 3% Merlot, 1% Petit Verdot e envelheceu durante 15 meses em barris de carvalho francês, dos quais 67% eram de primeiro uso e 33% estavam sendo utilizados pela segunda vez.

 “Esta safra expressa uma elevada intensidade em seus aromas e sabores com grande personalidade e complexidade, vinhos concentrados em termos de corpo, com boa presença de taninos finos, de boa maturação e equilibrados, que permitirão um alto potencial de guarda”, conclui Tirado.

Mais de Lifestyle