Top

Paula Lima: “Todas gerações têm importância. Precisamos nos ouvir”

Paula Lima é colunista de RG e escreve, geralmente, aos sábados (Foto: Lucas Fonseca)

Por Paula Lima

Essa semana através de encontros presenciais, virtuais e documentários, percebi a beleza e as diferenças entre as gerações. Todos são encantadores e tem muito a dizer, a compartilhar. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Aprendo sempre um bocado. E sigo apaixonada por gente tão diversa e interessante. As crianças são arrebatadoras, encantadoras e nos surpreendem. Sou dessas fascinadas por esses seres da incrível geração Alpha.

Lindos, sensíveis, inteligentes, meio “adultinhos” e crianças reais ao mesmo tempo. Vejo isso com o convívio com o meu sobrinho Enrico, de três anos, e minha afilhada Helena, de nove. Olham no olho. Tem opiniões que fazem sentido. Observam, refletem. Resolvem. Eles me transportam para outro lugar, um lugar muito bom. E, para mim, é extremamente necessário conviver com eles. Trocar com eles. Aprendo até como descomplicar as coisas. 

A geração Alpha é composta pelos nascidos a partir de 2010. Esta geração é composta por pessoas muito mais independentes e com um potencial muito maior de resolver problemas do que quem veio antes, como seus pais e avós. Eles já fazem parte de uma geração mais inteligente. Recebem um outro tipo de estímulo. 

Nos meus shows também encontro com muitos deles, cheios de luz. A gente se gosta, se entende. Também tive a sorte de conviver com essa geração durante o espetáculo musical “Brasilis”, comemorando os 60 anos da Turma da Mônica, em que fui protagonista. Na saída, era um bálsamo de sinceridade, pureza e amor imensuráveis. 

Fico impressionada com a forma de ser e as reações impensáveis sobre os fatos. Todos são pessoas, pequenas pessoas. Friso sempre isso, inclusive para adultos. Sejamos uma boa memória para eles. 

Cantora Agnes Nunes (Foto: Reprodução/Instagram)

Também sigo impactada pela geração Z, que é composta pelos nascidos do ano 2000 a 2010. São jovens que não conheceram o século XX e vieram ao mundo quando celulares e internet já faziam parte do cotidiano global.

Nesta semana, tive o prazer de entrevistar e conhecer virtualmente a cantora e compositora Agnes Nunes, que faz parte dessa geração. Um fenômeno oriundo da internet, cheia de valor artístico, ultra talentosa e já tomada por causas importantes. Ela completou 18 anos esse ano. Terminou há pouco parte dos estudos. Sabe de onde veio e pra onde quer ir. Consciente, forte! Ela soma para o mundo. Eu, uma mulher adulta, encontrei inúmeros pontos em comum com Agnes, uma garota de 18 anos.

Ouçam Agnes, leve e madura ainda tão jovem. Gosta muito de rap, MPB, soul, Rihanna, Nina Simone, Beyoncé e Elza Soares. Destaque para as músicas: “Abraço”, “Lisboa” e “Pode se achegar”.

E por fim, gostaria de ir para o lado oposto da linha do tempo. Essa semana Vinícius de Moraes completaria 107 anos. Assistindo ao documentário sobre ele, fiquei com um sorriso no rosto pensando nas suas mil vidas em uma. E aprendi um outro tanto, viu?

Poeta, dramaturgo, diplomata, jornalista, cantor e compositor, apaixonado pelo amor, teve inúmeros casamentos e paixões. Gostava de ter amigos, os amava. Teve vários parceiros ilustres na música: Pixinguinha, Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Baden Powell, Toquinho. Morou no Rio, em Itapuã, na Bahia. Um cara de sentimentos e sensibilidade extrema. Gostava de celebrar a vida e viveu intensamente. Fiquei respirando um pouco dessa liberdade e vibração. 

Ouçam tudo de Vinícius, assistam o documentário. Que pessoa magnífica!

Meu sentimento ao final desses dias é que todas as gerações têm a sua importância. Precisamos nos ouvir para evoluir. A troca de aprendizado entre uma geração e outra é fundamental. Aproveitar as ferramentas tecnológicas que temos, sem perder o que há de mais valioso nas relações humanas, vale ouro. No Japão, as relações já são assim não é de hoje. Somos todos donos de uma força muito grande que nos traz emoções sem limites e sempre um outro aprendizado para viver a tão especial vida.

 

Paula Lima é cantora, compositora e apresentadora. Atualmente, está à frente do “Chocolate Quente” na Rádio Eldorado. Também é uma das diretoras Na União Brasileira de Compositores (UBC).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site RG.

 

Mais de Lifestyle