Lifestyle

Veja onde curtir as folhas de outono no Japão

Share

Momiji e ginkgo, as árvores que colorem o outono japonês – Foto: ©Hokkaido/Tourism Organization

Uma característica especial do Japão, e que faz do país uma excelente opção de destino durante o ano todo, é ter as quatro estações bem marcadas. Ao longo do ano, a paisagem em todo o país se transforma e muda de cor proporcionando vistas incríveis. Assim como na primavera, a conhecida floração das cerejeiras (sakura) se torna um dos principais destaques com a tradição de apreciá-la (hanami), no outono a mudança de cores das folhas do verde para o vermelho, chamada de kōyō, se torna uma das principais atrações.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O hábito japonês de apreciar a paisagem outonal é chamado de momijigari. Ao longo da estação, que vai de setembro a novembro, o país ganha diferentes tons terracota de norte a sul. Os dois principais tipos de folhas de outono no Japão são momiji (árvore de bordo) e ginkgo. O bordo é nativo e é considerado a estrela do outono por suas folhas vermelhas, laranja e amarelas. Já o ginkgo são árvores altas e elegantes que não mudam para o vermelho, mas tornam-se um amarelo dourado intenso.

Templo Kiyomizudera, localizado no topo de uma pequena montanha a leste de Quito – Foto: Divulgação

Para inspirar futuras viagens ao Japão, a Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) preparou um guia especial com dicas de três locais para vivenciar a experiência.

Hokkaido

A ilha mais ao norte do arquipélago japonês é a primeira a mudar de cor, em outubro as árvores da cidade de Sapporo são umas das primeiras ficarem vermelhas, laranjas, amarelas e douradas. Ao longo do mês, toda a província vai se transformando com a mudança da estação. Para admirar o  kōyō em Hokkaido vale a visita ao maior parque nacional do Japão, o Daisetsuzan, com 2267 quilômetros quadrados. O cenário é selvagem e espetacular. Com os bordos e ginkgos, o local dispõe de trilhas por vales extensos, fontes termais naturais, rios e flores silvestres, sem falar da fauna. No outono a trilha mais recomendada é a Ginsendai, pois proporciona as melhores vistas.

Mais informações Hokkaido: https://www.japan.travel/pt/destinations/hokkaido/hokkaido/.

Mais informações Daisetsuzan: https://www.japan.travel/pt/spot/650/.

Lago Kawaguchiko, na região dos Cinco Lagos do Fuji – Foto: Divulgação

Quioto

A antiga capital do país atrai por ser conhecida pela cultura tradicional japonesa e oferece diversas atrações como templos e santuários, a gastronomia e cidades rurais. A partir de novembro a província muda de cor e a temperatura é fresca, ideal para admirar as paisagens. Para aproveitar as folhas de outono em Quioto, um passeio ao templo Kiyomizudera, localizado no topo de uma pequena montanha a leste de Quito. O local sagrado oferece uma excepcional vista da cidade e arredores, e é cercado de natureza. Além disso, o templo organiza eventos de iluminação durante o outono para mostrar o cenário à noite.

Mais informações Quioto: https://www.japan.travel/pt/destinations/kansai/kyoto/.

Mais informações Kiyomizudera: https://www.japan.travel/pt/spot/2199/.

Daisetsuzan é o maior parque nacional do Japão e um lugar perfeito para admirar as folhas de outono – Foto: ©Hokkaido/Tourism Organization

Yamanashi

Yamanashi é uma província que não possui litoral no Japão e é repleta de montanhas, lagos e estradas que levam ao coração rural do país. Yamanashi atinge o ápice da coloração de outono em novembro, e o local perfeito para praticar o momijigari é a região dos Cinco Lagos do Fuji (Yamanakako, Kawaguchiko, Saiko, Shojiko e Motosu). Além de proporcionar vistas de diferentes ângulos de um dos principais cartões postais do país, o Monte Fuji, os lagos oferecem atrações culturais e em meio a natureza que permitem ter a experiência de admirar o  “kōyō”. Destaque para o lago Kawaguchiko, que tem fácil acesso a partir de Tóquio e onde é possível alugar uma bicicleta para passear por meio das árvores ao redor do espelho d’água refletindo o Monte Fuji. No lago também acontece o Festival das Folhas de Outono de Fuji-Kawaguchiko nas duas primeiras semanas de novembro.

Mais informações Yamanashi: https://www.japan.travel/pt/destinations/tokai/yamanashi/.

Mais informações Cinco Lagos do Fuji: https://www.japan.travel/pt/destinations/tokai/yamanashi/fuji-five-lakes/.

Guia com as melhores épocas para apreciar o outono no Japão – Foto: Divulgação

Mais dicas para aproveitar o outono japonês:

  • O outono no Japão apresenta temperaturas mais amenas e agradáveis. O casaco é indispensável para aproveitar com conforto os passeios no país.
  • A estação é favorável para fazer trilhas pelos parques, caminhadas ao ar livre e escaladas.
  • É época de colheita no país, então a gastronomia está em alta com produtos sazonais frescos e saborosos. Destaque para o tempura de mojimi (folha do bordo), as variedades de cogumelos, os peixes como o salmão e o sauro e as diversas frutas.
  • Os japoneses têm a tradição de comemorar as safras fartas, então diversas cidades organizam festivais da colheita. Vale conferir e organizar o itinerário da viagem para essa experiência.
  • Devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente e se adaptarão conforme a situação evoluir globalmente. A JNTO recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19. Acesse: https://www.japan.travel/en/coronavirus/.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024