Top

Sanches: “Procrastinar faz parte da arte”

Foto: Reprodução

No Egito Antigo, haviam dois verbos diferentes para a ideia de “procrastinação”: um denotava preguiça; outro significava esperar pelo momento certo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Estudos calculam que Leonardo da Vinci (1452-1519) pintou a Monalisa ao longo de alguns anos. Na época, os críticos acreditavam que Da Vinci estava perdendo tempo com experiências ópticas e outras distrações que o impediam de terminar seus quadros. Porém, foram essas “distrações” que acabaram se revelando vitais para sua evolução e originalidade dentro de seu trabalho.

Embora me irrite frequentemente com a procrastinação, compreendo que a originalidade não pode ser apresada. Quando Da Vinci dizia: “Gênios realizam mais quando trabalham menos, porque estão pensando em invenções e formando na mente a ideia perfeita”, ou quando Mark Twain (1835-1910) afirmou: “Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã”, me faz pensar um pouco mais sobre como esses caras lidavam com a tal procrastinação.

Em meu caso, quando estou procrastinando, a verdade é que tenho algo em banho-maria no pensamento e preciso de tempo para pensar e martirizar tal ideia com um pouco mais de clareza antes de começar a executá-la. Acredito que, no campo da arte e da criação, as ideias precisam de um pouco mais de tempo para amadurecer.

a ideia de que o que foi dito não foi o suficiente.”

________________________________________________________________

Rafael Sanches – Colunista de arte do Site RG

Foto: Arquivo Pessoal

Sanches é um artista multidisciplinar que confunde as linhas entre arte, arquitetura e moda, entrelaçando desde a criação de obras de arte tridimensionais até o design de futuros espaços “reimaginados”. O artista é conhecido por sua incansável experimentação de formas, materialidades e formatos em muitos gêneros de trabalho. Abrangendo esse conceito tipográfico que vai além de letras e palavras – formando forte comoção estética, ele se transformou em um dos novos artistas contemporâneos mais requisitados do País.

Mais de Lifestyle