Por Marcos Tenório
Os tablets não são novidade no mercado de dispositivos eletrônicos, mas eles sempre transitavam pelo limbo entre dispositivos para jogos e entretenimento ou tentativas de tornarem-se produtivos e entrarem no mercado de criação e nas rotinas dos escritórios.
Antes eles se posicionavam como um telefone grande e sem muita utilidade prática além de ver vídeos e jogar em telas maiores, mas essa realidade vem mudando bastante com os novos lançamentos do mercado.
Com lançamento de novidades no último dia 15 de setembro, além da linha chamada de iPad Pro, que traz maior poder de processamento tamanhos de tela maiores e possibilidades mais avançadas de criação. No evento, o iPad básico e o Air, foram repensados com foco na produtividade do irmão maior.
O Apple Pencil, caneta que possibilita desenhar e escrever na tela dos dispositivos ganha cada vez mais destaques nesses lançamentos e ainda novas funções como reconhecimento de textos utilizando inteligência artificial ainda mais avançada do que já conhecemos.
Além dos tablets, a maçã atualizou seu Apple Watch para adicionar a função de oxímetro, novas funções de acompanhamento de atividades físicas com o novo serviço Fitness+ que oferece aulas e acompanhamento tanto nos relógios quanto em aparelhos como Apple TV, iPads e iPhones.
Falando em iPhones, eles não foram atualizados neste evento, apenas o seu sistema operacional que recebeu atualizações e começa a ser distribuído para os aparelhos logo em seguida. Há rumores de que a Apple teve problemas com fornecedores por conta da pandemia e isso atrasou o calendário de produção do novo smartphone.
Uma novidade interessante foi o lançamento do Apple Watch SE, o novo smartwatch da empresa com a proposta de ser mais “barato”. Mas isso não significa perda de qualidade, ele teria praticamente a mesma qualidade da versão 5 do relógio, ficando um pouco atrás do novo modelo 6, lançado no mesmo dia.
Em um evento morno, porém bem feito, a Apple também anunciou o novo serviço tudo-em-um da empresa, o Apple One, que inclui no pacote completo Assinatura do Music, do TV+, do Arcade e do novo Fitness+ com o pagamento de um valor, nos moldes do Amazon Prime.
A Samsung também está atenta às necessidades do mercado e, em agosto havia anunciado o lançamento do seu Galaxy Tab S7, o poderoso que já é conhecido do público, além de atualizar seus dispositivos vestíveis Buds Live e Watch.
A grande diferença entre os tablets concorrentes nem é devido a hardware em si, mas às possibilidades que a Apple lança em parceria com empresas de software. Se o iPad possui um bom Photoshop e um Pixelmator avançado, além do anúncio do Illustrator para outubro, a empresa coreana tem dificuldade em disponibilizar aplicativos de boa qualidade para seus tablets, o que pode causar resistência em pagar os altos preços dos dispositivos novos.
A Apple sempre teve um histórico de fechar grandes parcerias para garantir o interesse em seus dispositivos, a empresa assumiu o protagonismo criando ferramentas e tecnologias que apoiaram os profissionais da área desde a década de 1990. A Samsung ainda engatinha nessa estratégia mesmo com o lançamento do Premiere Rush em seus dispositivos anteriormente.
Com os lançamentos recentes, os sinais de um novo fôlego no mercado de tablets ficam mais claros e as funcionalidades deles estão sendo cada vez mais aprimoradas. Há tablets mais avançados como o Surface da Microsoft mas, como a empresa do Windows não lança seus produtos aqui no Brasil, fica complicado falar mais sobre eles.
Marcos Tenório é Designer, Sócio da Kalulu Design&Comunicação, doutorando em Design de Artefatos Digitais pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor na Unifig.