Lifestyle

Chef Rafa Costa e Silva dá dicas para o cultivo de horta sustentável e orgânica em casa

Share

Chef Rafa Costa e Silva – Foto: Reprodução/Instagram/@rafacostaesilva

Já pensou em ter uma horta em casa para uma alimentação mais saudável e criativa? O chef Rafa Costa e Silva, fundador do restaurante Lasai e considerado um dos maiores chefs de sua geração por sua alta gastronomia utilizando ingredientes orgânicos e frescos, levou essa prática para seu restaurante.

 

Dono de uma estrela Michelin, o chef tem duas hortas equivalentes a mais de 11 mil metros quadrados, onde produz grande parte da matéria-prima usada para elaboração diária do menu no Lasai, que muda diariamente e é baseado nos produtos colhidos na horta e encontrados nos mercados orgânicos nas ruas do Rio de Janeiro.

“No Lasai, nossa proposta é ter uma cozinha fresca, orgânica, e de investigação e criatividade, para que possamos criar pratos e possivelmente desenvolver técnicas. Ter nossa própria horta facilita esse processo”.

Para quem está em casa, o chef garante que não precisar ter um restaurante ou ser um pequeno produtor para aproveitar os benefícios de uma alimentação orgânica na mesa durante as refeições.

“É possível ter uma horta em pequenos espaços, com ervas e temperos, e usando as técnicas de cultivo orgânico. Basta escolher as espécies certas, o local de plantio ou onde colocar os vasos, e contar com a adubação e irrigação adequadas”, explica.

A horta caseira proporciona uma alimentação fresca e saudável, sem adubos químicos e agrotóxicos, hormônios, antibióticos ou transgênicos no cultivo de hortaliças, ervas e frutas. Veja o passo a passo para montar a sua horta:

Foto: Divulgação

1- Escolha do local

O primeiro passo é escolher um local plano ou levemente inclinado, que facilite o escoamento da água. É importante que o espaço receba luz solar direta. No caso de apartamentos ou casas menores, é importante separar um espaço ou uma janela para que as plantas tenham acesso  ao sol.  O canteiro deve ficar 20 cm mais alto que o nível do chão, e o comprimento conforme o espaço que você tiver disponível, não há limite.

Desenhe na terra um mapa da área, com a localização de cada sequência de mudas ou sementes. Em vasos, procure identificar quais espécies podem ou não ser cultivadas juntas. Se a pessoa não tem todas essas condições, pode ser em qualquer espaço livre, desde que cultive produtos que vão se adaptar a essas condições não tão favoráveis, o importante é fazer.

Foto: Divulgação

2 – Escolha das sementes

Para os espaços pequenos vale investir em temperos e verduras que ocupem pouco espaço.   Agrião, alface, almeirão, alecrim beterraba, cebolinha, coentro, hortelã, manjericão, orégano, rabanete, rúcula, salsinha e tomilho. Destaque para a pimenta, que não pode ficar longe das  preparações, por mais simples que sejam. Para cultivar a pimenta é necessário estar atento à água, pois ela precisa ser regada constantemente, além disso, deve ser mantida em lugares que recebam a luz do sol.

Em espaços grandes, o céu é o limite. Para uma alimentação variada, aposte na abobrinha, berinjela, brócolis, couve, couve-flor, ervilha-torta, espinafre, tomate e vagem.

Foto: Divulgação

Fase 3 – Prepare a terra e plante

Preparar a terra é importante para o sucesso do cultivo de hortaliças orgânicas, porque mantém o equilíbrio necessário para garantir um bom desenvolvimento das plantas. Invista na adubação orgânica, com produtos de origem vegetal ou animal, como: esterco animal, materiais vegetais triturados e compostos, que fornecem às raízes os nutrientes necessários para o bom crescimento vegetativo, sem danificar o solo.

Se sua horta for plantada no solo, limpe e capine a área onde ela será instalada para retirar entulhos, tocos e raízes de árvores, entre outros resíduos. Misture as sementes com areia e espalhe com a mão sobre o canteiro de maneira mais uniforme possível. Coloque o adubo orgânico. Já em vasos, faça furos na base, para escorrer a água da rega. Coloque uma camada fina de areia, que faz a função de filtro e encha até quase a borda com duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus. Não aperte nem afofe muito a terra ao colocar as sementes para que não fique compactada e bloqueie a entrada de ar. A irrigação deve ser feita de acordo com cada planta.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024