Top

Sommelier Clara Phileto ensina como identificar vinhos veganos

Clara de Carvalho Phileto – Foto: Divulgação

Engana-se quem pensa que todo vinho é vegano. Isso porque substâncias de origem animal podem ser adicionadas ao processo de fabricação de alguns desses produtos. Para ajudá-los a sanar as dúvidas sobre esse assunto a sommelier e influenciadora Clara de Carvalho Phileto ensina a identificar vinhos veganos na hora de comprar.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A sommelier explica que muitos vinhos não são considerados veganos porque no processo de preparação de alguns é utilizado produtos de origem animal. Por isso, é muito importante ficar atento aos rótulos

“O passo principal é verificar como foi o processo de clarificação do vinho. Se por acaso vier com a expressão “não filtrado“, ou “clarificação natural”, significa que não foi utilizado nenhum agente clarificador na elaboração e o consumo para os veganos estará liberado”, explica Clara.

Ela também diz como é feito o procedimento que pode tornar o vinho não vegano.

“Todo vinho passa pela fase de clarificação para purificar a bebida e esse processo para ser realizado leva um agente filtrante.”

Este procedimento é realizado com uma substância que pode ou não ser de origem animal. Ela faz as matérias sólidas do vinho submergirem, para que sejam eliminadas antes do engarrafamento, tornando o vinho mais atraente aos nossos olhos. Límpido e brilhante”, explica.

Atualmente, não existe nenhuma legislação em relação aos rótulos dos vinhos, mas a sommelier afirma que os produtores vão aos poucos se adaptar a esse público.

“Alguns vinhos já vêm escrito ‘vegano’ no rótulo e acredito que com o passar do tempo os produtores irão sentir a necessidade de se adequarem a este público que é tão exigente. Acho maravilhoso, porém não consigo visualizar como seria tendo em vista que as classificações dos vinhos são diferentes em todo o mundo”, ressalta.

Mais de Lifestyle