Lifestyle

“Do It Yourself”: 5 dicas para deixar a sua casa mais confortável e alegre

Share

Um dos projetos da arquiteta Guta Louro, que deu dicas de como transformar a casa em um ambiente mais confortável (Foto: Divulgação)

Ao permanecer dentro de casa, queremos estar confortáveis, né? Para alcançar esta sensação desejada, os detalhes na decoração fazem, sim, toda a diferença. Muito além da estética, eles podem transformar o ambiente em um local mais tranquilo, prático e aconchegante, trazendo assim, mais leveza para o dia a dia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Alguns passos simples podem ser utilizados para mudar os ambientes sem grandes reformas. A decoração no estilo faça você mesmo, ou DIY – Do It Yourself, em inglês – como é geralmente conhecida, está em alta e possibilita conferir mais personalidade ao lar, principalmente por ser o resultado de produtos criados de forma artesanal.

Um dos objetos que têm esse potencial de transformação são os quadros. Com eles, é possível redecorar completamente uma parede e renovar o espaço, além de preencher lacunas antes deixadas em branco.

Com mais de 10 anos no mercado, a Urban Arts conta com mais de 140 mil opções obras em seu acervo de 6 mil artistas entre fotos, pinturas e peças de artes, que são capazes de renovar totalmente qualquer espaço.

Para dar dicas de como modificar os ambientes e deixar a casa mais confortável e alegre, a marca convidou a arquiteta Guta Louro para dar dicas.

1 – Aproveite a iluminação

“A iluminação é fundamental para decoração. Desde a valorização da luz natural com as janelas até pontos com lâmpadas, pendentes e luminárias”, afirma Guta. Além de exercer uma forte influência no nosso dia a dia, para ela, uma boa luminosidade, é responsável por criar um espaço mais elegante, clean e convidativo. Por isso, aproveite as janelas e aposte em tecidos leves, que deixam a claridade e a ventilação fluírem.

2 – Utilize os elementos visuais

Quadros, tapetes e alguns objetos são peças chave em um projeto moderno. Esses elementos são fundamentais para conferir personalidade ao ambiente. “Não há nada melhor que fotos, pinturas e todo tipo de arte com as quais você se identifique e que reflita o estilo do seu lar”, lembra a arquiteta. Entre as mais de 140 mil obras disponíveis na Urban Arts, é possível apostar em desenhos, fotos de cartões postais, imagens inspiradoras, entre outros. “O importante é começar e terminar o dia vendo algo que inspire e que alegre”, completa.

3 – Mantenha a organização

“Casa bagunçada é sinal de que alguma coisa está errada”, destaca Guta. Algumas das principais dicas para quem quer manter a organização é desapegar do que não se usa mais, arrumar os itens novos e, claro, abusar da criatividade. Para ela, a harmonia e o equilíbrio no décor auxiliam para manter tudo em ordem. Uma excelente aposta é explorar elementos neutros para fazer contraponto com peças mais marcantes. Na sala, insira pequenos objetos marcantes. Já para espaços mais descontraídos e modernos, os detalhes se destacam, desde a paleta de cores mais vivas e fortes, até os revestimentos, mobiliário e peças decorativas.

4 – Madeiras criam clima de acolhimento

Um diferencial na decoração também pode ser utilizar móveis ou objetos em madeira. Além de resistentes e de grande durabilidade, eles conseguem se adaptar aos mais diversos estilos, do rústico ao contemporâneo. Seu aspecto natural cria um verdadeiro impacto visual e ainda agrega mais sofisticação e conforto. No mercado existem vários tipos de madeira, de diferentes tons, espessuras e texturas, e o uso delas sempre deixa o espaço mais aconchegante. “A madeira mais escura ou natural, auxilia em um clima mais rústico, já a base de tons claros, mantem a elegância e a leveza”, destaca.

5 – Crie sensações além da visão

A visão é o componente mais importante quando falamos de decoração. Porém, pensar na paginação de casa é algo que vai muito além do aspecto visual. Explorar outros sentidos no projeto de interiores é perfeitamente possível. A audição, o olfato e o tato também podem auxiliar quando desejamos criar um espaço alegre e harmônico. “Ambientes tranquilos, com pouco barulho, com um frescor de plantas e com elementos que contenham textura, como mantas e revestimentos com relevos, podem criar uma sensação leve e serena para o cérebro”, completa Guta.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024