Lifestyle

Paula Lima: “Uma candidata e uma sentença de cor”

Share

Foto: Divulgação/Mattel

Por Paula Lima

Inquestionavelmente, 2020 se mostra surpreendente. Um ano revelador, para o mal, mas muito para o bem também. As questões raciais e femininas continuam sendo as pautas urgentes para reflexão e avanço. Cada vez mais é exposto o verdadeiro pensamento da elite do Brasil “vidas negras NÃO importam”, as estruturas, o racismo estrutural e os privilégios.

Semana passada um rapaz de sobrenome Almeida Prado, com diagnóstico de esquizofrenia apresentado pelo papai, que goza de vida social e é independente, resolveu ofender em vão o motoboy Matheus Pires usando como parâmetro questões de classe e raça. O motoboy muito inteligente e muito elegante o denunciou. E já prosperou na vida inclusive. Gente inteligente sempre é “um outro negócio”.

Também houve violência psicológica e física em um shopping, e uma juíza escreveu três vezes em sua sentença a palavra “raça” ao condenar um homem negro: “Seguramente integrante do grupo criminoso, em razão da sua raça”.  Depois do caso vir a público, pediu desculpas “se ofendeu alguém” e acrescentou ainda que “a frase foi tirada do contexto”. Balela. Na verdade, é muita confiança pra colocar isso em sentença, não? Até quando? Qual o Brasil do futuro? Se uma JUÍZA (alguém que está a serviço da lei e dá o seu parecer sobre um crime) pensa e redige o que se leu, então QUEM nos protege? É muito sério esse absurdo! Sabemos que o racismo é um crime inafiançável, ou seja, sujeito à pena. Mas quando é que racistas responderão pelos seus atos criminosos? Quando a lei finalmente entrará em vigor na prática?

Em contrapartida, justamente pelas vozes erguidas ainda mais e inclusive durante a pandemia com muita competência, tivemos também nesta semana a notícia de peso a respeito da primeira mulher negra candidata à vice-presidente nos EUA. Kamila Harris, é senadora e candidata à vice de Joe Biden, que foi vice de Obama nos seus dois mandatos. Participando das manifestações antirracistas americanas. A democrata, de longa carreira, dentre tantos outros feitos, ganhou um destaque ainda maior por participar ativamente das manifestações e entre outras pautas, colocou na mesa a destruição da floresta Amazônica, alertando sobre a política ambiental do governo brasileiro.

Já estamos por aqui na torcida! Mesmo estando aqui, a representatividade lá importa e muito, assim como ocorreu com Barack Obama. Uma mulher negra no mais potente país do mundo, num cargo estratégico e político tem um peso transformador gigantesco.

Seguindo a linha inteligente e interessante da mulher negra empoderada e de destaque profissional, a Mattel, que é presidida por uma mulher, lançou a Barbie negra candidata à presidência dentro da coleção “Campaign Team”! Reflito sobre a evolução e em que lugar estariam as mulheres negras da minha geração se tivessem exemplos como esses!

Durante a minha infância e início da adolescência eu não tive nenhuma boneca preta! Nenhuma!!! Quanto mais uma candidata à presidência! Eu fazia do limão uma limonada. Esquecia da cor que tinha em mãos e me transportava para ser e estar no lugar que bem entendesse. As minhas bonecas tinham profissões e eram independentes,  psicológica e financeiramente. Uma era jornalista, outra cantora e também tinha a promotora… Eu criava mil histórias de sucesso. Eram todas feministas, embora eu não soubesse à época o que é isso.

As feministas livres e aventureiras da minha infância eram da série “As Panteras”. Eu adorava, mas eram todas brancas. Não havia o “espelho”.

Um dia, para deleite, surgiu na TV Isabel Fillardis, uma estrela, e depois Tais Araújo, estrela e protagonista no sucesso “Xica da Silva”. Foi um marco. Viraram ícones. Olha o “espelho” fundamental aí!

Voltando aos tempos atuais, uma série que de certa forma retrata esse meu olhar de outrora é “Insecure” protagonizada por Issae Rae, que é atriz, produtora, roteirista e diretora. Na série, ela conta suas experiências e as das melhores amigas como mulheres  negras e americanas, com direito a romance, casa, profissão, família, prosperidade. E ela diz: “Eu tenho oportunidade de produzir o conteúdo que quero ver, o que é incrível, e também de ser uma artista e dar oportunidade a outros artistas. Isso me motiva muito”. Um elenco negro, com personagens interessantes e bem sucedidos. Ah… “O conteúdo que quero ver”!!!! Que importância tem isso! Assistam.

Uma série que também foi próspera para os brasileiros foi “Mister Brau”, estrelada por Lázaro Ramos e Tais Araújo, que na vida real quase (em alguns aspectos) representam aquele casal.

É urgente e interessante que todos os racistas de plantão entendam tudo o que negros podem ser, e aliás, são, e que se mudarmos o racismo estrutural que o Almeida Prado citou (“você nunca vai ter isso aqui, eu NASCI rico”), negros poderão voar alto. Gosto muito da pergunta do Matheus: “Você tem isso por que trabalhou ou por que o seu pai te deu?”. Isso reflete a história do Brasil e quem trabalhou e trabalha enquanto outros enriqueciam. Novamente entra aqui a meritocracia, inexistente.

Pra finalizar quero deixar aqui algumas personalidades interessantes para serem seguidas e ouvidas, para que possamos evoluir juntos: Silvio de Almeida (@silviolual – jurista); Joice  Berth (@joiceberth – escritora, ativista e influenciadora); Luiza Brasil (@mequetrefismos – influenciadora); Yuri Marçal (@oyurimarçal comediante, ativista e influencer); Ad Júnior (@adjunior_real – ativista e criador do canal Trace Brasil).

Um salve para quem e o que soma e transforma! Seguimos e sigamos fortes e plenos! Sim, nós todos podemos!

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024