Lifestyle

Pinacoteca de SP apoia ação social da dupla de artistas OSGEMEOS

Share

Foto: Divulgação

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo se junta a dupla OSGEMEOS em uma importante ação solidária desenvolvida pelos artistas, a doação de 100 mil máscaras contra a Covid-19. O projeto atinge outras regiões do Brasil, como comunidades indígenas no Amazonas e as comunidades atendidas pela CUFA, Central Única das Favelas, no Ceará, um dos estados que mais está sofrendo com a pandemia. Em São Paulo, a Pinacoteca de São Paulo se encarregou em articular seus parceiros para a distribuição de mais de 20 mil máscaras para ONGs e instituições parceiras do museu. O lote de 20 mil máscaras foi dividido entre 3 hubs de distribuição: a Casa do Povo, o Instituto YBI de Fomento Sociocultural e a própria Pinacoteca.

As máscaras, em tecido e reutilizáveis, exibem uma estampa criada pela dupla de artistas especialmente para esta ação e foram distribuídas gratuitamente entre os dias 20 e 30 de julho. As peças não foram vendidas, nem comercializadas no mercado de arte. A confecção e a estamparia foi uma doação do Grupo têxtil Rosset.

Várias das ONGs selecionadas são parceiras da Pinacoteca de São Paulo desde o inicio dos anos 2000. São espaços que atendem grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e idosos na região em que o museu está localizado, entre os bairros da Luz e Bom Retiro, no centro da cidade. Mensalmente grupos de pessoas atendidas por essas instituições participam de atividades culturais e socioeducativas promovidas pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, por meio dos programas de Inclusão Sociocultural e a iniciativa Meu Museu.

“Estamos muito tocados com esta situação de calamidade pública nunca vista antes no mundo. Somos artistas que viemos do Cambuci e estamos sempre em contato com amigos do Centro e da periferia de São Paulo. Não podemos ficar indiferentes. Assim, pensamos em como contribuir, usando nossa arte, contatos e rede de parceiros. A Pinacoteca abraçou o nosso desejo e juntos com a Rosset conseguimos criar esse projeto de apoio, para essas pessoas”, afirmam os irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo.

Foto: Divulgação

As demais máscaras que compreendem o lote total de 100 mil serão distribuídas para a rede dos próprios artistas.

A ação acontece na expectativa da abertura da exposição “OSGEMEOS: Segredos”, na Pinacoteca de São Paulo. A mostra é a primeira panorâmica do trabalho da dupla de artistas a ser exibida no Brasil. Com 90% da exposição pronta, o museu aguarda as orientações e recomendações dos órgãos estatais para fixar data de abertura com todas as medidas de segurança e higiene para os funcionários e visitantes.

“A expectativa para a abertura desta exposição é imensa… Estávamos às vésperas de abri-la para o público quando suspendemos temporariamente nossas atividades presenciais. Sem dúvida, quando voltarmos, esta exposição será o grande marco da retomada das atividades culturais na cidade de São Paulo”, diz Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024