Lifestyle

Negros ainda são minoria nas publicações de marca, aponta estudo

Share

Foto: Divulgação

A segunda edição de um estudo realizado pela Elife e a agência SA365 sobre diversidade na publicidade brasileira analisou 5.261 posts no Facebook e no Instagram feitos por 20 dos principais anunciantes brasileiros entre janeiro e dezembro de 2019 e comprovou que a representatividade ainda é bastante desigual no meio, especialmente no caso de negros, cuja porcentagem de participação caiu dez pontos percentuais em relação ao período anterior de comparação.

Desenvolvido por meio da plataforma de gestão de social media Buzzmonitor, o estudo aponta que brancos estão presentes em 87% das publicações de marca no período contra 34% de indivíduos pretos – a pesquisa levou em conta a presença de negros e brancos simultaneamente em parte dos casos.

Mulheres estão presentes em 71% dos materiais, seguidas por homens que figuram em 62% dos conteúdos analisados. Grupos minoritários como LGBTQIA+ corresponderam a somente 4% das peças publicitárias, sendo identificados a partir de figuras públicas e demonstrações afetivas nas publicações. Também se monitorou a presença de pessoas com deficiências (PCDs) que respondem por 1% das amostras. Outros grupos como os amarelos tiveram representatividade em menos de 1%. A presença de grupos indígenas não foi registrada em nenhum dos materiais coletados.

Para Aline Araújo, responsável pelo levantamento, o resultado deste ano surpreendeu negativamente. “No ano passado, durante a primeira edição do estudo, já havíamos percebido que os negros eram um dos grupos mais subrepresentados, mas não imaginávamos que haveria uma queda tão expressiva” avalia a executiva, que também é gerente de contas na Elife.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o estudo nesta edição incluiu os dados de anunciantes disponibilizados no Instagram, já que a primeira pesquisa, lançada em 2019 e referente a dados do ano anterior, somente lidava com informações coletadas no Facebook. “A queda na presença de pessoas negras na publicidade foi de 10 pontos percentuais em relação aos dados referentes a 2018”, diz Viviane Ito, head de insights e planejamento da SA365 e uma das responsáveis pela pesquisa.

A metodologia contou com sete etapas até a conclusão: identificação dos principais anunciantes; seleção das marcas pelo Buzzmonitor; mineração de dados; seleção de posts contendo protagonistas humanos; classificação de grupos presentes nas imagens, cruzamentos de dados; e, por fim, análise qualitativa. Foram analisados vídeos e fotos dos 20 principais anunciantes brasileiros em dez categorias: cerveja, bebidas não alcoólicas, higiene e beleza, farmacêutica, financeiro, varejo, alimentos, telecomunicações, hotelaria, automotivo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024