O Free Free e o MPSP fazem uma homenagem neste mês do Dia das Mães para as profissionais que decidiram enfrentar a crise de saúde mundial: médicas, enfermeiras e outras profissionais de saúde que são mães.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A campanha consiste em fotos tiradas através de vídeo conferência e depoimentos de como é estar na linha de frente do combate à Covid-19.
Escolhidas para representar todas as mães que deixaram suas famílias em casa para seguir a importante missão de salvar vidas, estão seis mulheres de São Paulo e Manaus. Por meio de relatos, elas contam suas experiências por debaixo das máscaras e por detrás da coragem que é se colocar em risco para salvar a vida de tantos outros.
Nessa campanha, exalta-se as mães que estão há dias sem ver e abraçar seus filhos para cuidar e dar colo para quem mais precisa nesse momento. São mulheres que entenderam que cuidar do coletivo é também cuidar dos seus e, por tanto, precisam ser reconhecidas e homenageadas.
“Queremos dar voz e o devido reconhecimento a essas mulheres guerreiras, que deixam seus filhos em casa e colocam suas vidas em risco em uma verdadeira demonstração de amor ao próximo. Elas são as verdadeiras heroínas e queremos que elas saibam e se sintam dessa maneira”, diz Yasmine McDougall Sterea, presidente do Free Free.
“As mulheres sofreram um impacto estrutural em suas vidas com a Covid19. Além do medo, do confinamento, a dupla jornada se transformou em jornada integral. Para médicas, que são a maioria dos profissionais na linha de frente, há ainda o afastamento da família, a privação do sono e o fato de conviverem diariamente com a morte. Elas são mulheres maravilha da vida real”, relata Dra. Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público de São Paulo.