Hemrique Fogaça, Alberto Hiar e Anuar Tacah – Foto: Divulgação
Desde o início de abril, o restaurante Jamile, do chef Henrique Fogaça, criou uma força-tarefa para atender moradores em situação de rua e de vulnerabilidade.
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Idealizada pelos sócios Alberto Hiar, Anuar Tacach e o chef Fogaça, a campanha “Marmita do Bem” distribui diariamente cerca de 200 refeições e conta com a ajuda de pessoas físicas e jurídicas.
Arrecadação
Até o momento, já foram arrecadados R$ 85 mil, por meio da vaquinha online criada no Kickante, e cerca de 40 quilos em produtos doados por empresas e restaurantes como a Wyda Embalagens, Perfil JD Foods, Olive Garden Brasil, Búfala Almeida Prado, Águas Petrópolis e a Maximum Fight.
Parceria
Produzidas na cozinha do Jamile e distribuídas em parceria com a ONG Pimp My Carroça, criada pelo grafiteiro e ativista Mundano, que conhece as regiões mais carentes da cidade, o projeto extrapolou o Bixiga.
Coronavírus
“A distribuição das marmitas tem sido feita com todos os equipamentos de proteção contra o contágio do coronavírus, e nos unimos a voluntários que conhecem as regiões mais complexas da cidade, como a Cracolândia. Os moradores de rua vivem em uma situação de total vulnerabilidade e o nosso papel é ajudá-los”, diz Hiar.
Situação de rua
“Nós criamos a campanha ‘Marmita do Bem’ nesse momento crítico, pois os moradores em situação de rua é uma realidade e eles precisam de nós. O nosso objetivo é alcançar 10 mil marmitas/mês, e, principalmente, se todos continuarem colaborando, apoiando e doando podemos continuar com o projeto.”, afirma Tacach.
E o resultado já é gratificante. “Sabendo que a ‘Marmita do Bem’ está confortando muita gente, eu só posso dizer que o meu sentimento é de gratidão”, completa Fogaça, que também é um dos jurados do MasterChef.
Apoiadores
Reinaldo Gianechini, Luciana Gimenez, Igor Cavalera, João Gordo, Rodrigo Tozzi e Vivi Orth apoiaram o projeto desde o início.