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Ju Ferraz: dicas de como mudar a rotina em processo de quarentena

Ju Ferraz – Foto: Leca Novo

Em meio ao caos provocado pela disseminação coletiva do novo coronavírus, diversos países pelo mundo têm decretado situação de emergência, em virtude da preservação da saúde pública. Grandes empresas têm abraçado a causa e aderido ao sistema de home office, com o intuito diminuir a propagação do vírus. A baiana Ju Ferraz, empresária do segmento de live marketing, vê a quarentena como uma necessidade coletiva, que acarretará grandes benefícios à saúde da população, mas que será um fator agravante para quem segue rotinas diárias.

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“Eu, Juliana, sendo uma mulher ansiosa, recém-curada de um Burnout e hiperativa, me pergunto como manterei a minha mente sã em meio a tudo isso? Primeiro, eu penso nos privilégios que eu tenho, e depois em como eu posso transformar toda essa situação em algo benéfico não só para a minha saúde pessoal, como para outras pessoas que se sentem e sofrem dos mesmos problemas que eu”, destaca.

Levando em consideração a monotonia que a quarentena, home office, ou apenas preservação pessoal pode trazer, a empresária listou dez atividades benéficas para o corpo e mente durante o período:

Home office

1 – O primeiro passo é seguir produzindo, planejando, trabalhando e pensando em soluções para que o seu negócio sofra o mínimo de impacto possível. Além de ser uma forma de não deixar a situação afetar o seu trabalho, pode ser uma alternativa de inovar e transformar algo que já existe, em um serviço ainda melhor. Apesar do esquema de home office seja para evitar sair de casa no momento, não quer dizer que você não deva pensar fora da caixinha ou que deixe de trabalhar.

2 – Evitar o bombardeio de informações é uma boa solução, levando em consideração a quantidade de fake news que circulam pela internet, esse acúmulo de informações pode te deixar mais ansioso ainda. Procure se manter informado, mas evite passar o dia sendo bombardeado de diversas informações ao mesmo tempo, priorizando sempre as fontes mais confiáveis.

Tempo livre

3 – Ocupe o tempo livre que você terá, devido a não precisar se deslocar de casa até o trabalho, com coisas prazerosas, é uma ótima opção. Assista uma série ou leia um livro que está guardado na prateleira há muito tempo, dedique um tempo maior à família e se desligue das redes sociais e tecnologias.

4 – Use o tempo para pensar ainda mais em ajudar o próximo, organize seus objetos pessoais e separe o que você não precisa mais e doe. Além de abrir espaço para novas peças, a sua responsabilidade social é contada em dobro.

5 – Dedique-se a se relacionar ainda mais com pessoas próximas, fale sobre o seu dia, suas expectativas e assuntos aleatórios, por mais que a doença seja o principal tópico de discussão no momento, outras questões também são importantes.

Alimentação

6 – Melhore seus hábitos alimentares, a baixa imunidade é um fator agravante para que o vírus se desenvolva. Introduzir uma alimentação saudável além de ajudar na saúde física como um todo, auxilia problemas como a ansiedade, por exemplo.

7 – Além da introdução de uma reeducação alimentar, cozinhar suas próprias refeições é uma ótima distração para mente e para o corpo. Experimente, faça algo que há tempos não comia, e tente algo novo que sempre quis experimentar.

8 – Caso tenha funcionários que trabalham em sua residência, trate-os com os mesmos privilégios que você tem, pensando no bem-estar coletivo.

Vai passar

9 – Mantenha sua atenção no que você consegue controlar, como por exemplo: lavar as mãos, manter seu ambiente pessoal limpo e seguro, evitar o contato com pessoas em situação de risco, além seguir as práticas de higiene pessoal.

10 – Por último, lembrar que essa crise irá passar e, se todos pensarmos no próximo e nos cuidarmos, seremos mais fortes.  

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