Top

Ilha da Madeira – saiba o que fazer em Porto Santo

Recanto paradisíaco em meio ao oceano Atlântico, Porto Santo é uma pequena ilha que faz parte do Arquipélago da Madeira, em Portugal. É acessível por avião ou barco, além de contar com uma oferta hoteleira invejável, com hotéis e resorts para todos os gostos.

Conhecida também como Ilha Dourada, graças a sua faixa de areia de 9 quilômetros de extensão banhada pelo mar, seus visitantes não vivem apenas de praia. O destino conta com diversas atrações culturais e naturais, para viajante nenhum botar defeito. Veja cinco coisas para fazer durante sua viagem por lá!

Admirar as vistas do alto
Assim como a ilha vizinha, a Madeira, Porto Santo também tem mirantes com vistas esplêndidas para as paisagens e para a praia. O Miradouro das Flores, por exemplo, permite conferir os vários tons de azul do mar e também os ilhéus de Ferro, da Cal e de Cima. O Miradouro Portela proporciona um panorama de toda a faixa de areia e a cidade pelo lado leste e o Miradouro Pedreira está localizado no emblemático Pico Ana Ferreira, que tem uma formação rochosa peculiar com colunas prismáticas, conhecida como o “Piano”.

Conhecer a casa de Cristóvão Colombo
Antes de se tornar um grande navegador e entrar para a história ao chegar às Américas no século 15, Cristóvão Colombo desembarcou nessa ilha portuguesa devido aos negócios de açúcar que conduzia, e acabou se casando e vivendo ali por alguns anos. Sua antiga morada tornou-se um museu único, que conta com exposição de peças e vestuário da época, além de uma área sobre o naufrágio do galeão Sloot ter Hooge, que afundou nas proximidades da ilha.

Passear pelo interior da ilha
Seja de carro, a pé ou a cavalo, o destino oferece diversas possibilidades de admirar suas paisagens e atrações. São duas trilhas disponíveis para caminhadas com percursos de até uma hora e meia, que ligam uma ponta da ilha a outra. Também é possível programar passeios a cavalo guiados para ter uma experiência inesquecível. Para os mais práticos, as excursões em 4×4 são ideias para se aventurar por entre os tesouros escondidos do local.

Praticar golfe
Projetado pelo ex-campeão mundial Severiano Ballesteros, o Campo de Golfe de Porto Santo foi inaugurado em 2004 e possui um circuito de 18 buracos par 72 e um circuito rápido de nove buracos par 3, chamado de Pitch and Putt, que pode ser finalizado em uma hora. Mas o que mais impressiona são as vistas espetaculares da costa norte e sul que os jogadores podem ter durante a partida.

Visitar praias e mais praias
As principais (e mais belas) atrações de Porto Santo são mesmo suas praias. O clima e a paisagem convidam a passar o dia todo relaxando e curtindo a areia, que tem propriedades terapêuticas comprovadas, e a água do mar que também é usada em tratamentos de talassoterapia, devido às quantidades elevadas de estrôncio, crômio e iodo, elementos benéficos para a saúde.

Mais de Lifestyle